Marca chinesa Seres tira site do ar e encerra operação no Brasil


A história da Seres no Brasil foi curta: de julho de 2023 até julho de 2024, quando a fabricante chinesa paralisou suas operações no país e fechou as duas concessionárias. Em dezembro do ano passado, Autoesporte apurou que havia um plano de reestruturação da empresa até o final do primeiro trimestre deste ano, e o único meio de contato entre o cliente e a marca era o site www.driveseres.com.br. Mas agora a página já está fora do ar.

Nas redes sociais, o perfil oficial da Seres Brasil também está sem movimentação. Na página do Instagram (@seres.brasil) não há postagem desde julho de 2024, enquanto no Linkedin não há atualizações há dez meses. O telefone da sede da empresa, em Barueri (SP), não existe mais. E, de acordo com a Secretaria da Fazenda, o CNPJ da Seres Brasil também está com situação cadastral “Baixada” — ou seja, está encerrado.

Autoesporte entrou em contato com os responsáveis pela operação da marca no Brasil para entender o atual cenário, e se de fato haverá algum processo de restruturação. Até o momento da publicação desta reportagem não houve resposta. Caso isso aconteça, a nota será atualizada.

A marca vendeu apenas oito carros no Brasil em 2024, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os veículos são importados de Xangai (China). Na internet é possível encontrar dois anúncios de venda do Seres 3: um em São Paulo por R$ 139.990, com 100 km rodados, e outro no Rio de Janeiro por R$ 249.990, zero km, que é blindado. De acordo com a marca, 426.900 carros foram vendidos no mundo em 2024.

Parceira da Huawei, empresa de tecnologia conhecida pelos smartphones, a ideia inicial da Seres no Brasil em julho de 2023 era fazer um modelo de negócio diferente das fabricantes tradicionais, pois não teria concessionárias e tudo seria feito pela internet. Na época, a marca disse que era uma escolha moderna de vender carros no Brasil, ao “estilo Tesla“, que segue um padrão semelhante.

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Já em outubro daquele mesmo ano, a empresa voltou atrás e abriu uma loja no bairro do Jardins, região nobre da capital paulista. Outra loja foi aberta em fevereiro de 2024 no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Porém, ambas foram fechadas em julho do ano passado.

Quando o site da Seres ainda estava ativo, o Seres 3 partia de R$ 199.990 na versão convencional e a opção blindada de fábrica não tinha o valor disponível — havia uma informação para consultar as condições direto com a empresa.

O SUV elétrico tem apenas um motor elétrico no eixo dianteiro, que desenvolve 163 cv e 30,6 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos. Em relação às medidas, o modelo tem 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 318 litros.

O conjunto de baterias de íon-lítio de 53 kW proporciona até 206 km de autonomia, segundo o Inmetro. O SUV pode ser plugado em fontes de corrente alternada com potência de até 7 kW, onde demora pouco mais de sete horas e meia para chegar aos 100%. Em fontes de corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% da carga em 38 minutos.

O Seres 5 é um SUV com porte um pouco maior: são 4,71 metros de comprimento e 2,87 m de entre-eixos. Os dois motores elétricos entregam 585 cv e 95,8 kgfm, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. Seu preço era de R$ 394 mil e a marca também disponibiliza uma alternativa para vir blindado.

As baterias de íon-lítio de 90 kWh podem ser carregada em eletropostos (70 kWh DC) em 36 minutos, de 20 a 90% da capacidade. A autonomia é de 380 km segundo o Inmetro.

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Fonte: direitonews

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