De acordo com o Motorsport.com, as regras sobre o ‘porpoising’ serão alteradas para o próximo final de semana. Isso porque Singapura é um circuito muito mais ondulado do que a maioria das outras pistas do calendário.
O ‘porpoising’ praticamente dominou as conversas na F1 no início da atual temporada. Os ‘saltos’ dos carros, principalmente no começo do ano, eram tão fortes, que vários pilotos reclamaram de dores nas costas e outros problemas de saúde. Diante da situação, a FIA introduziu uma ‘Métrica de Oscilação Aerodinâmica’ (AOM), uma certa medida usada para determinar se um carro ‘salta’ muito. Se esse limite for excedido, a FIA pode aplicar penalidades severas às equipes que não estiverem dentro desse regulamento.
Essa métrica (AOM) entrou em vigor pela primeira vez no GP da Bélgica. A essa altura, a maioria das equipes já tinha uma ideia razoável de onde vinham os problemas com o ‘porpoising’ e, portanto, as soluções também foram mais fáceis de serem encontradas. Até agora, nenhuma equipe recebeu uma penalidade como resultado da AOM.
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O único problema é que a AOM é definida com base na média de distância. Isso funciona bem em uma pista mais plana, mas em uma pista um pouco mais ondulada, como Singapura por exemplo, esse limite seria excedido mesmo que os carros não fossem afetados pelo ‘porpoising’.
A FIA vai, portanto, ajustar a AOM nesse final de semana. O cálculo será ajustado de forma que as ondulações na pista não sejam levadas em consideração, de modo que apenas seja considerado o comportamento do próprio carro. Em termos práticos, isso significa aumentar o valor máximo em 7G. Desta forma, as equipes devem poder manter-se dentro dos novos limites e, assim, não sofrer penalizações.