Guerra de tarifas de Trump reduzirá expansão do dólar americano no mundo, opina especialista


Desde sua chegada ao poder, o presidente dos EUA, Donald Trump, introduziu tarifas contra vários países sob pretextos diferentes.
Além disso, em 10 de fevereiro a Casa Branca anunciou tarifas de 25% sobre todo o aço e alumínio provenientes do exterior, com o Brasil sendo o segundo maior fornecedor de aço dos EUA.
Trump citou a criação de empregos e redução do déficit comercial como as razões dessa medida.

“O aumento dos impostos por Washington sobre produtos importados como parte da guerra comercial anunciada por Donald Trump ajudará a reduzir o déficit comercial dos EUA, o que, por sua vez, terá um impacto na redução da expansão do dólar“, comentou Bakhtizin.

Por outras palavras, a guerra de tarifas diminuirá a circulação do dólar.
Donald Trump segura uma ordem executiva assinada declarando o dia 9 de fevereiro como o Dia do Golfo da América, a bordo do avião presidencial, Air Force One, em viagem de West Palm Beach, Flórida, para Nova Orleans. EUA, 9 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2025

Se, de acordo com ele, olharmos para esse processo não do ponto de vista do momento atual, mas em um período mais alargado, então se vê que a participação da moeda estadunidense nas reservas cambiais do mundo “caiu de 71% para 58%” desde a virada do século XXI.
O especialista citou também a pesquisa “Proximidade Geopolítica e Uso de Moedas Globais” realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que mostra os resultados da análise de dados de 125 países durante quase uma década sobre o uso de cinco moedas: dólar americano, euro, iene japonês, libra esterlina e yuan chinês.
“Os dados mostraram que, no período de crescentes tensões globais, como é observado agora, a maioria dos países está buscando diversificar suas reservas cambiais”, disse Bakhtizin.
Em particular, os países começaram a usar mais ativamente o yuan em pagamentos internacionais, acrescentou.
Recentemente, Trump ameaçou os países do BRICS com imposição de “tarifas de 100%” sobre seus produtos se não abandonassem os planos de criar uma moeda alternativa ao dólar norte-americano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Secretário Afirma que Operação no Complexo de Israel Foi “Emergencial” para Evitar “Banho de Sangue”
Próxima Haddad: Tarifas de Trump São Contraproducentes e Afetam a Economia Global