Kremlin: Putin e Trump discutem solução pacífica para situação na Ucrânia


O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (12) que teve uma conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, e que concordaram que o conflito ucraniano deve acabar.
Na conversa, foram discutidos também a troca de cidadãos russos e americanos, a situação no Oriente Médio e temas ligados a energia e inteligência artificial.

“Acabei de ter uma longa e produtiva conversa com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Nós falamos sobre a Ucrânia, o Oriente Médio, energia, inteligência artificial, o poder do dólar e várias outras questões. Nós refletimos sobre a grandiosidade de nossas nações e o fato de que lutamos com sucesso, juntos, na Segunda Guerra Mundial, lembrando que a Rússia perdeu milhões de pessoas, assim como nós [no conflito mundial]”, escreveu Trump na plataforma Truth Social.

Bandeiras da Finlândia, EUA, Rússia e OTAN em Helsinque nas vésperas da cúpula russo-norte-americana e da visita do presidente russo Boris Yeltsin à Finlândia, 20-22 de março de 1997 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2025

Ele acrescentou que concordaram em “cessar as milhões de mortes que ocorrem na guerra Rússia-Ucrânia”.

“O presidente Putin até mesmo usou meu forte lema de campanha do ‘senso comum’. Nós dois acreditamos fortemente nisso”, acrescentou.

A conversa telefônica entre os líderes foi confirmada pelo porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.

“Foi uma conversa telefônica muito longa. Durou quase uma hora e meia. Os chefes de Estado discutiram questões relacionadas à troca de cidadãos russos e americanos. O presidente dos Estados Unidos garantiu que o lado americano cumpriria todos os acordos alcançados”, afirmou Peskov.

Ele acrescentou que Putin convidou Trump para uma visita a Moscou.
“Putin e Trump também concordaram em continuar os contatos pessoais, incluindo a organização de uma reunião pessoal”, afirmou Peskov.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Fábrica de fantasias de Carnaval que pegou fogo no Rio não tinha autorização para funcionar
Próxima Alimentos disparam no Brasil: veja a lista dos alimentos que mais encareceram no país