Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Prefeitura de São Paulo anunciou a reativação da Operação Altas Temperaturas (OAT), a partir desta quarta-feira (12), em resposta à previsão de uma nova onda de calor intenso na cidade. O objetivo é intensificar os cuidados e oferecer um suporte maior à população em situação de vulnerabilidade social. Com a previsão de temperaturas que podem chegar a 34°C já no primeiro dia da onda de calor, a cidade se prepara para enfrentar mais um período de altas temperaturas, que deve durar até pelo menos o dia 21 de fevereiro, segundo a Climatempo.
A operação contará com 10 tendas de acolhimento espalhadas por pontos estratégicos nas diferentes regiões de São Paulo, sempre funcionando das 10h às 16h. As tendas são locais de abrigo e hidratação, oferecendo água, chás, sucos gelados e frutas aos cidadãos que buscam alívio do calor. As ações se concentram em áreas de grande circulação, como:
- Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
- Região Sul: Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro) e Praça José Boemer Roschel (Capela do Socorro)
- Região Norte: Praça Heróis da FEB (Santana) e Praça Novo Mundo (Vila Maria)
- Região Leste: Praça Presidente Getúlio Vargas (Guaianases), Av. Musgo com Flor (Itaquera) e Praça Cid José da Silva Campanella (Mooca)
- Região Oeste: Rua do Curtume (Lapa)
Além de proporcionar um espaço para descanso e hidratação, as tendas também têm como objetivo fornecer orientações sobre cuidados essenciais para a população e para os animais em dias de calor extremo.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ressalta que a operação será ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica alcançar os 32°C. Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também prestam atendimento nas tendas, realizando ainda o trabalho de busca ativa nas ruas da cidade para oferecer acolhimento e encaminhamento a outros serviços da rede socioassistencial.
A nova onda de calor, que afetará ao menos nove estados, inclui regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí e São Paulo, gerando um alerta para o risco de problemas de saúde relacionados ao calor extremo, como desidratação e insolação. A reativação da Operação Altas Temperaturas visa garantir mais segurança e bem-estar para a população, especialmente aqueles em situação de rua e vulnerabilidade social.
Fonte: gazetabrasil