Jeep Compass com motor diesel sai de linha no Brasil


Desde a linha 2022 que o Jeep Renegade não é mais oferecido com motor diesel no Brasil. E agora o irmão maior vai seguir o mesmo caminho. Isso porque o Jeep Compass acaba de sair de linha na versão Limited TD350, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e tração 4×4, que custava R$ 251.990. Mas o SUV médio não ficará sem opção 4×4 na linha 2025.

O motor sai de linha porque não será mais fabricado globalmente. No Brasil, a decisão também tem relação com os parâmetros de emissões do Proconve L8, que ficaram mais rigorosos em 2025.

No entanto, é importante lembrar que o motor 2.0 Multijet de 170 cv e 35,5 kgfm também equipava as versões a diesel de Jeep Commander e Fiat Toro. O verbo está no passado porque, nos dois casos, a fabricante também fez mudanças. A diferença é que o propulsor foi substituído pelo 2.2 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros com 200 cv e 45,9 kgfm de torque. É o mesmo da Ram Rampage.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Essa opção não foi cogitada no Jeep Compass porque apenas 2% das vendas do SUV médio eram destinadas à versão a diesel. Aliás, o carro era um dos poucos — ou o único da categoria — que ainda trazia essa motorização. Portanto, a Jeep preferiu deixar de fabricar o modelo.

Agora, o Jeep Compass 2025 sai da fábrica de Goiana (PE) com apenas duas opções de motorização. Na maioria das versões, traz o motor 1.3 turboflex de quatro cilindros em linha, também conhecido como T270. Nesse caso, são 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. A queda na potência na linha 2025 também acontece para atender o Proconve L8. A tração é dianteira e o câmbio é automático de seis marchas.

Já as configurações topo de linha Overland e Blackhawk são equipadas com o 2.0 turbo a gasolina Hurricane com 272 cv, 40,8 kgfm e tração 4×4. Com o propulsor, o SUV médio acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. O câmbio é automático de nove marchas.

Vale lembrar que até o segundo semestre deste ano o Jeep Compass ainda será lançado com motorização híbrida flex um pouco mais sofisticada que a dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, embora ainda considerada do tipo leve (MHEV).

Estamos falando de um conjunto que deve ficar conhecido como T270 Hybrid e-DCT. Ele alia o motor 1.3 GSE turbo de quatro cilindros e 16 válvulas, com injeção direta e sistema MultiAir III de variação de fases, a um conjunto elétrico de 48 Volts, e não de 12 Volts, como a dupla de SUVs.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Áudios mostram golpistas se passando por advogados para cobrar dinheiro de vítimas
Próxima Site da prefeitura ficará indisponível temporariamente na segunda (17)