Mesmo sendo tradicionalmente dominado por modelos com motor 1.0, o mercado de carros usados no Brasil também reserva boas opções equipadas com motores mais potentes. São veículos procurados por quem não quer passar aperto em ultrapassagens e tem preferência pela oferta extra de equipamentos e espaço que geralmente acompanha em carros com propulsores mais fortes.
Autoesporte reuniu abaixo 5 opções dentro desse perfil que custam até R$ 50 mil. Os preços foram consultados na tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A lista reúne modelos de variados segmentos e com anos de fabricação de 2010 até 2019. Confira!
O Ford Fiesta oferece bom pacote tecnológico, design atraente e se posiciona como alternativa interessante para quem não quer optar pelas versões 1.0 do primo Ka. A versão SE 1.6 traz de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, retrovisores elétricos com piscas integrados, rádio, computador de bordo, freios ABS e airbags frontais — que já eram obrigatórios por lei desde 2014. Unidades de 2018 podem ser facilmente encontradas na faixa dos R$ 50 mil.
Sob o capô, o motor 1.6 Sigma flex de até 128 cv tem bom rendimento e faz o hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, de acordo com a marca. Dados de fábrica indicam consumo de 8,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, bem como 12 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, com gasolina. O câmbio é sempre manual de 5 marchas.
Para quem busca mais espaço, versatilidade e a robustez de um SUV compacto com preço de até R$ 50 mil, o Renault Duster é uma boa opção. A versão Expression 1.6 não é das mais completas, mas oferece um bom pacote de equipamentos de série, com ar-condicionado, vidros e travas com elétricos, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura e até capô sustentado por mola a gás.
O motor 1.6 Hi-Flex, usado por vários outros modelos da Renault, entrega até 115 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. O comprador só deve ficar atento ao consumo, que não é dos mais animadores. As médias são de 6,7 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol, e 10 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente. Para enfrentar a buraqueira do dia-a-dia, o Duster leva vantagem pela altura do solo de 21 cm e ângulos de entrada e saída de 30º e 35º.
Referência entre os compactos quando o assunto é mecânica, o Honda Fit figura entre os usados mais procurados por quem busca confiabilidade. O modelo é gostoso de dirigir, fácil de estacionar e tem 2,45 m de entre-eixos, que é um espaço elogiável para seus 3,90 m de comprimento. Na versão de entrada LX, é possível encontrar unidades com preço na casa dos R$ 50 mil. O pacote inclui ar-condicionado, vidros elétricos, rádio, computador de bordo e cintos de três pontos para todos os passageiros.
As unidades com câmbio automático estão entre as mais procuradas. A caixa, neste caso, é de 5 marchas, com conversor de torque e sempre ligada ao motor 1.4 i-VTEC flex de até 101 cv e 13 kgfm de torque. O desempenho não é dos melhores (0 a 100 km/h em 15,3 segundos), mas o consumo é mediano: até 12,5 km/l com gasolina na estrada.
A indicação aqui é para adeptos de sedãs médios que procuram por uma opção confiável, espaçosa e racional até R$ 50 mil. O Toyota Corolla 2010 oferece atributos dentro desse perfil e pode ser encontrado nessa faixa de preço na versão GLi. Oferece equipamentos como ar-condicionado, airbags frontais e freios ABS — que não eram itens obrigatórios na época —, além de volante multifuncional, computador de bordo, sistema de som, vidros e travas com comandos elétricos e mais.
Sob o capô, o conhecido motor 1.8 VVT-i da Toyota tem potência de 136 cv com etanol e 132 cv com gasolina, além de 17,5/17,3 kgfm de torque. O consumo médio é de 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, além de 10 km/l e 13 km/l com gasolina. O câmbio é automático de 4 marchas. Entre os atributos do carro, destaque para o porta-malas de 470 litros (um dos maiores da categoria).
Ainda no segmento de sedãs, mas neste caso de porte compacto, o Voyage 2019 é uma boa opção de usado na casa dos R$ 50 mil. O modelo herda a boa fama comercial do irmão Gol e tem o diferencial do porta-malas maior com 480 litros. Unidades 1.6 MSI oferecem airbags frontais, freios ABS, encostos de cabeça para todos os passageiros, ar-condicionado, rádio e comandos elétricos nos vidros e travas.
O motor 1.6 MSI flex entrega até 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque, nesta versão associado ao câmbio manual de 5 marchas. A Volkswagen divulga consumo de 8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol, além de 11,6 km/l e 14,1 km/l, respectivamente, com gasolina. O desempenho é animador para a proposta e o porte do carro: 0 a 100 km/h em 10,5 segundos.
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Fonte: direitonews