Prefeitura faz a entrega da Escola Albino Saldanha Dantas na Vila Goulart


f196f047-6aca-49cf-ba26-2ad5deb3a270

Antônio Carmelo – Gcom

A Prefeitura de Rondonópolis, atende mais um antigo anseio da comunidade da Vila Goulart ao concluir e entregar as obras de construção remanescente da Escola Municipal Albino Saldanha, localizada na Rua Sete de Setembro.

HISTÓRIA

É importante destacar que essa região da cidade carecia de uma obra como essa há muito tempo, já que a construção da unidade anterior, datada de fevereiro de 1975, foi idealizada pelo pioneiro do bairro, Albino Saldanha Dantas, que vendo as dificuldades das crianças de se deslocarem até a escola, tendo que dar uma volta enorme pela BR-364, passando pela ponte sobre o Rio Vermelho até a escola mais próxima, se dispôs a doar um terreno à Prefeitura, com a condição que se construísse uma escola no local.

Todavia, passadas algumas décadas, a falta de manutenção e conservação, acabou deteriorando a estrutura, até que em 2018 uma parte da escola, mais especificamente uma sala de aula, desabou.

Então o vereador Adonias Fernandes juntamente à lideranças da época procuraram o prefeito Zé do Pátio e lhe apresentaram a situação. O prefeito sensível à causa da educação e já obstinado em levar adiante um projeto de universalização da educação infantil, se apressou a iniciar a obra para entregá-la a comunidade o mais breve possível.

Infelizmente, alguns vieses técnicos de tratos e distratos acabaram interrompendo a obra que demorou mais do que o esperado, sendo concluída nas últimas semanas.

ESTRUTURA

Conforme a diretora Lídia Grusegoch, a unidade escolar atende atualmente 168 crianças do bairro e de regiões rurais próximas, como Marajá, Posto ursão e Rodovia do Peixe, distribuídas em duas turmas: educação infantil com crianças de 4 e 5 anos de idade e, ensino fundamental com crianças de 6 a 12 anos. Ela dispõe de uma grande estrutura com seis salas de aulas; uma sala de leitura, diretoria, secretaria, sala dos professores, almoxarifado, arquivo, 2 banheiros para funcionários (M.F.), 2 banheiros alunos (M.F.); cozinha, área de serviço, despensa; depósito de material de limpeza (DML), vestiário, pátio e ainda uma quadra poliesportiva coberta.

“Nós estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito e a secretaria de educação por finalmente estarmos de volta ao nosso espaço, que ficou lindo, amplo, moderno e vai atender com muito conforto e comodidade as demandas das nossas crianças” externou a diretora.

O prefeito por sua vez, enalteceu a atitude do pioneiro Albino Saldanha, que doou a área para a construção da escola, bem como, destacou outro personagem da unidade, a merendeira aposentada, Maria Auxiliadora Evangelista que empresta o nome à quadra esportiva e durante muitos anos atuou na escola, processando a alimentação distribuída aos alunos.

Ele assegurou que vai continuar investindo na educação construindo escolas e creches, bem como, área de lazer, moradias e investimentos em infraestrutura em geral.

Anteriores Fazenda 14: Vini é acusado de machismo (de novo) após fala sobre Tati
Próxima “Inflação do aluguel”: IGP-M tem deflação pelo segundo mês seguido