A McLaren anunciou a renovação do contrato de Peter Prodromou como diretor técnico de aerodinâmica. Prodromou foi uma figura chave na recuperação da equipe e na conquista do título no campeonato de construtores na temporada 2024 da Fórmula 1.
Nomeado para o cargo no início de 2023, após uma reestruturação impulsionada pela saída de James Key como diretor técnico, Prodromou desempenhou um papel fundamental na condução da equipe ao seu primeiro título de construtores desde 1998.
Ele começou na equipe no início dos anos 90, trabalhando no escritório de design enquanto Ayrton Senna conquistava seu terceiro título na F1 com a McLaren. Depois disso, ele se tornou chefe de aerodinâmica antes de sair para a Red Bull Racing.
Prodromou retornou para a McLaren em 2014 como engenheiro-chefe. A equipe britânica, também assinou contratos de longo prazo com os pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, bem como com o chefe de equipe Andrea Stella, o que demonstra confiança no futuro.
“Estou muito feliz em continuar minha função como diretor técnico de aerodinâmica na McLaren F1 Team”, disse Prodromou. “É uma honra fazer parte de uma equipe tão colaborativa e contribuir para essa forte trajetória ascendente. Após o sucesso da temporada passada, espero contribuir ainda mais para nossa ambição compartilhada de garantir mais campeonatos mundiais.”
“Sou grato a Zak (Brown, CEO da McLaren) e Andrea pela confiança contínua em mim como diretor técnico de aerodinâmica, e também a todos os meus colegas da equipe que me prestaram o mais alto nível de apoio pessoal e profissional”, afirmou.
Stella também elogiou Prodromou pela cultura que ele ajudou a construir na McLaren, após a queda de desempenho da equipe em meados e no final dos anos 2010: “A liderança cultural, organizacional e técnica que Peter trouxe foi inestimável, e ele foi um arquiteto fundamental da virada de desempenho da equipe, dentro e fora da pista. A jornada que percorremos juntos como equipe, não poderíamos ter feito sem Peter, e esperamos continuar nossa busca por lutar por mais campeonatos mundiais juntos”, completou o chefe da McLaren.
Fonte: f1mania