Ford Fiesta: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 6ª geração do hatch


Quando os SUVs compactos ainda não eram moda, o mercado brasileiro tinha uma categoria chamada “hatch premium”. Eram os compactos mais equipados e com motores mais fortes do que os 1.0 de suas opções de entrada. O Fiesta de sexta geração foi um deles e hoje é uma boa opção de carro usado para quem procura um seminovo compacto e bem equipado.

O papel de popular na Ford era do Ka e da geração anterior do próprio Fiesta, que ainda era fabricada por aqui. Então o chamado New Fiesta chegou importado do México com motor 1.6 em 2011 e assim foi até 2013, quando passou a ser produzido em São Bernardo do Campo já com novo visual e acabamento bastante empobrecido em relação ao mexicano, além de perder equipamentos importantes, como airbags de cortina.

O hatch foi lançado com motores 1.5 flex de 107 cv de potência e 15 kgfm de torque (nos pacotes S e SE) e 1.6 flex de 125 cv e 16 kgfm (nos pacotes SE, SEL, Titanium e Titanium Plus). Durante sua reestilização de meia-vida, o hatch deixou de ser oferecido com motor 1.5 e recebeu uma versão 1.0 Ecoboost, capaz de entregar 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque.

Nas versões mais em conta, o Fiesta era oferecido apenas com câmbio manual. As versões mais caras receberam o polêmico automatizado de dupla embreagem Powershift. Em 2016, a Ford fez um recall de todos os carros equipados com a transmissão e aumentou a garantia do câmbio, de três para cinco anos.

Por ser um carro mais completo do que os chamados populares, o New Fiesta já saia com ar-condicionado, sistema de alarme, computador de bordo e até retrovisores elétricos na versão S. A SE adicionava faróis de neblina, sistema de chamada de emergência, sensores de estacionamento, rádio com todas as conectividades (Bluetooth, auxiliar e USB) e volante multifuncional.

A SEL incluia ar-condicionado automático, repetidores das setas nos retrovisores e cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Em 2016 passou a vir com central multimídia com pareamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay.

Por fim, a versão Titanium tinha seis airbags, câmera de ré para manobras, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, bancos de couro, chave presencial e sistema GPS nativo na central multimídia. Infelizmente, o Fiesta Titanium não foi vendido com câmbio manual.

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Fonte: direitonews

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