O único país no mundo onde o Porsche 911 é carro mais vendido


Se a Fiat Strada foi o modelo mais emplacado no Brasil em 2024, existe um país em que o Porsche 911 superou todos os outros — e, como você deve imaginar, graças a uma boa e velha “maracutaia”. Estamos falando do principado de Andorra, pequena região independente localizada entre Espanha França.

Antes de te explicar, porém, o motivo pelo qual o Porsche 911 foi o carro mais vendido do principado, vamos ao preço do modelo por lá: parte de 134 mil euros, o equivalente a R$ 803 mil em conversão direta. Não difere tanto do valor da configuração de entrada no Brasil, comercializada a partir de R$ 868 mil.

Mas voltemos à “maracutaia”. Famosa pela prática de ski, snowboarding e outros esportes de neve, Andorra tem pouco mais de 80 mil habitantes e é um notório paraíso fiscal. No ano passado, foram registradas 83 unidades do esportivo alemão no Principado, superando os 47 licenciamentos do Toyota GR Yaris, que ocupou a segunda colocação.

É o menor mercado da Europa, registrando a venda de aproximadamente 2,3 mil unidades anuais. O que tem impulsionado as vendas do 911 são os impostos mais brandos para veículos a combustão. Portanto, muitos motoristas adquirem os carros em Andorra para levá-los à França.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Explicamos: para conter os avanços da crise climática, países da União Europeia adotaram um sistema de taxação sobre a emissão de carbono. Ela vale para indústrias, empresas de gás natural, transportadoras e até proprietários de carros de passeio. Em Andorra, porém, as tarifas são menores, o que torna os custos de manter um esportivo como o 911 mais atrativos.

Não à toa, o ranking dos mais vendidos no Principado tem outros dois modelos da Porsche entre os cinco primeiros. São eles os SUVs de luxo Cayenne e Macan. Completa o top 5 o Cupra Formentor, da marca espanhola Seat – que pertence ao Grupo Volkswagen. Veja a lista abaixo:

A situação de Andorra também é curiosa em comparação com outros Principados. Em Liechtenstein, por exemplo, o Toyota Yaris foi o carro mais vendido em 2024; os moradores de Mônaco têm preferência pelo elétrico Tesla Model Y; e no Vaticano, por mais que não seja um Principado, e sim uma cidade-estado, há uma pequena frota de carros elétricos da Volkswagen.

Além disso, Andorra conta ainda com outra, digamos, peculiaridade. A isenção de impostos faz com que o Principado se torne em um grande polo para compras. Para completar, é um paraíso para contrabandistas de cigarros, já que estes custam bem menos no território do que nos países vizinhos.

Por conta desses motivos, pesquisa rápida no Google indica Andorra como o “Paraguai da Europa”, dadas as similaridades entre o território e os nossos vizinhos. Tanto que o Principado já foi protagonista de episódios da série Operação Fronteira: Espanha.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Projeto exige internet sem fio no transporte público de passageiros
Próxima Confira as principais notícias institucionais desta terça-feira (11)