O município de Coxilha, duramente afetado pela falta de chuvas, registrou um impacto financeiro estimado em R$ 82 milhões, segundo laudo elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. A documentação será utilizada como base para a decretação de situação de emergência, o que reforça a necessidade de medidas urgentes que protejam a produção rural e assegurem condições mínimas aos agricultores.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano acompanha de perto os reflexos da estiagem nas extensões de base e tem trabalhado firme na defesa de políticas públicas eficientes que amenizem os prejuízos causados pelo clima adverso.
Como afirma a presidente do STR Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, Marinês Scapini Penz, “nosso compromisso é lutar por melhores condições para os agricultores, garantindo que as famílias rurais recebam o apoio necessário em momentos como este. Têm sido anos de muita dificuldade para os agricultores”.
Fonte: noticiasagricolas