Xavi Marcos, ex-engenheiro de corrida de Charles Leclerc, afirmou que o piloto da Ferrari possui todas as qualidades necessárias para se tornar um dos grandes nomes da Fórmula 1. Marcos trabalhou com Leclerc desde sua estreia na Ferrari em 2019 até o início da temporada passada, quando foi substituído por Bryan Bozzi.
Apesar da mudança de engenheiro, Leclerc teve sua temporada mais produtiva na F1 em 2024, com treze pódios, incluindo três vitórias, e um total de 356 pontos, o melhor desempenho de sua carreira na F1. No entanto, a Ferrari continuou seu jejum de títulos, terminando em segundo lugar no campeonato de construtores, atrás da McLaren.
Leclerc, que está prestes a começar sua sétima temporada na equipe italiana, está confiante de que a Ferrari pode alcançar resultados ainda melhores na próxima temporada, e mesmo com a chegada de Lewis Hamilton, heptacampeão na F1, Marcos não tem dúvidas de que Leclerc tem as ferramentas necessárias para levar a equipe de Maranello de volta ao topo.
“Charles é um piloto excepcional, ele tem um talento natural realmente incrível”, disse Marcos ao formula1.it. “Sua força é ser capaz de se adaptar imediatamente ao carro em suas mãos e ser capaz de dizer tudo o que acontece enquanto pilota. Ele força muito as mudanças de configuração, mesmo além dos limites normais ou do que os engenheiros sugerem. Como técnico, ele é divertido, você pode pensar fora da caixa. Ele cresceu muito nas corridas, é forte no gerenciamento de pneus, para mim ele é bom em tudo. Ele está pronto para ser realmente grande”, disse ele.
Além do talento na pista, Marcos também elogiou o caráter de Leclerc, destacando que ele não mudou apesar do reconhecimento global que recebe. “Eu me diverti muito com ele, começamos juntos na Ferrari e eu o respeito muito. Eu o amo muito. Como pessoa, ele é realmente simples, educado e sempre me tratou bem. Ele também sempre permaneceu normal, humilde. Sabe, quando você é jovem, famoso e está na Ferrari, é fácil mudar. Ele não, ele é de se admirar por isso”, acrescentou.
Marcos, que deixou a Ferrari para se tornar Diretor Técnico da operação de carros esportivos da Cadillac, equipe que vai entrar na Fórmula 1 em 2026, afirmou que ainda mantém contato regular com Leclerc. “Estamos em um bom relacionamento até hoje, nos falamos muito. Eu o amo e ele sabe que estou e sempre estarei disponível, para tudo o que ele precisar”, completou o engenheiro.
Fonte: f1mania