CEO da McLaren critica excesso de regulamentação e defende mudanças na arbitragem da FIA
O CEO da McLaren, Zak Brown, voltou a criticar a rigidez das regras da FIA e defendeu mudanças na forma como a categoria é arbitrada. Em entrevista ao podcast ‘James Allen on F1’, Brown ressaltou que os comissários da federação deveriam ser profissionais pagos e com experiência de pista, ao invés de aplicarem penalizações com base em uma regulamentação excessivamente detalhada.
Além disso, Brown citou o tricampeão mundial Max Verstappen como um piloto que compreende perfeitamente os regulamentos e sabe utilizá-los a seu favor dentro das corridas.
“Acho que Max fez um ótimo trabalho ao entender exatamente o que dizem as regras.”
Menos regras, mais corridas justas
Para Brown, ao invés de tornar as regras ainda mais restritivas, a FIA deveria adotar uma abordagem mais flexível, permitindo que os comissários avaliem os incidentes de forma mais subjetiva e situacional.
“Eu gostaria que déssemos um passo atrás, que afrouxássemos um pouco. Precisamos de comissários em tempo integral, que tenham experiência real de corrida e possam tomar decisões mais subjetivas sobre o que é certo ou errado.”
O executivo destacou que, mesmo com um novo sistema de arbitragem, erros sempre acontecerão, mas acredita que isso tornaria as disputas mais emocionantes e justas.
“Ainda haverá momentos em que eles errarão, mas acho que isso resultaria em corridas melhores.”
Caso Austin e as penalizações polêmicas
Brown mencionou um exemplo concreto para ilustrar sua insatisfação com as regras atuais: o GP dos Estados Unidos de 2023, disputado no Circuito das Américas, em Austin. Durante a corrida, seu piloto Lando Norris e Max Verstappen protagonizaram uma batalha intensa, mas Norris acabou penalizado por supostamente “ganhar uma vantagem duradoura ao sair da pista”.
“No caso da curva 1 em Austin, por exemplo, o ápice real da curva está mais adiante, e isso abre um grande debate.”
Na época, a punição foi bastante questionada, pois Norris cruzou a linha de chegada à frente de Verstappen, mas acabou classificado atrás devido à penalidade aplicada. Para Brown, esse tipo de decisão evidencia como o excesso de regulamentação pode prejudicar as corridas.
“Se tivermos regras demais, ninguém realmente saberá quais são as regras. Precisamos voltar ao que funcionava nos bons e velhos tempos.”
FIA pode rever abordagem para o futuro?
A discussão sobre a aplicação das regras na F1 tem sido cada vez mais intensa, com diversos chefes de equipe pedindo maior consistência e transparência nas decisões. A sugestão de Brown, de “ter comissários profissionais e um regulamento menos complexo”, pode ganhar força entre outras lideranças do paddock.
Resta saber se a FIA estará disposta a considerar essas mudanças ou se manterá sua abordagem rigorosa nos próximos anos.
Fonte: f1mania