Nota sobre a queda da ponte na BR-226: ações emergenciais e monitoramento ambiental


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lamenta a queda da ponte na BR-226, no último domingo (22/12), e se solidariza com as famílias das vítimas.

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental está à frente dos esforços no MMA para monitorar a potencial contaminação do rio Tocantins.

Profissionais do Ibama, sob a coordenação do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac/Ibama), encontram-se na área, oferecendo a assistência necessária para as operações de monitoramento e avaliação dos impactos ambientais.

Em colaboração com a Embrapa Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), CETESB e outras instituições, o MMA atua para que sejam realizadas as análises necessárias à identificação da contaminação da água.

O MMA, o Ibama e os órgãos parceiros continuam trabalhando em conjunto para mitigar os danos ambientais, sociais e econômicos resultantes do acidente.

Substâncias notificadas

Conforme as notas fiscais dos veículos que caíram no momento do desabamento da ponte, os produtos transportados incluem:

– Carnadine (agrotóxico – ingrediente ativo: acetamiprido);
– PIQUE 240SL (agrotóxico – ingrediente ativo: picloram);
– Tractor (agrotóxico – ingrediente ativo: picloram + 2,4-D trietanolamina);
– Ácido sulfúrico.

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Verstappen volta aos trabalhos com Red Bull
Próxima Haddad entrega lista ao Congresso com 25 propostas: reforma do IR e supersalários são prioridade