O abuso online está virando uma “ameaça crítica” para o mundo dos esportes, segundo o novo relatório da campanha United Against Online Abuse (UAOA) da FIA.
O último relatório revelou que com o aumento das mensagens abusivas, federações esportivas estão vendo vários membros, os árbitros, voluntários e atletas enfrentando cada vez mais ataques online, o que pode fazer com que muitos abandonem suas carreiras.
A metade das federações já confirmou que árbitros e voluntários enfrentam abuso diariamente em suas funções, e 90% delas acreditam que esse tipo de ataque pode levar os atletas a deixar o esporte. O relatório também destaca que 50% das mensagens abusivas enviadas a atletas são racistas e machistas.
Além disso, 75% das federações disseram que os ataques online não afetam só os atletas, mas também suas famílias.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA e criador da campanha (UAOA), afirmou que o abuso online tem afetado os atletas, voluntários e árbitros.
“É triste ver que, apesar dos esforços, o abuso online continua crescendo. Em 2025, nosso foco será fortalecer a colaboração entre os setores esportivo, político e tecnológico para encontrar soluções duradouras”, disse ele.
Com o apoio da União Europeia, a campanha garantiu € 400.000 em financiamento para expandir sua pesquisa e realizou sua primeira Conferência da UAOA, reunindo mais de 65 líderes globais para discutir ações concretas contra o abuso online nos esportes.
Fonte: f1mania