Fiat Fastback e Pulse vão atualizar sistema híbrido para resolver falhas


Os Fiat Pulse e Fastback foram os primeiros carros nacionais da Stellantis a adotarem a tecnologia Bio-Hybrid (clique aqui para entender o funcionamento do conjunto em detalhes). Todavia, como desbravadores, vêm enfrentando desafios – e, especialmente, problemas – ao decorrer do caminho.

Procurada por Autoesporte, a Stellantis disse que, “nos próximos dias”, vai “atualizar os produtos” de forma a mitigar questões mais agudas. Leia mais abaixo a íntegra da resposta da empresa.

Segundo relatos de proprietários, a depender do tempo que os veículos híbridos ficam desligados, após uma nova partida o auxílio elétrico deixa de funcionar. “Fiz uma postagem recente sobre um problema no Fastback híbrido. O mesmo não estava usando a bateria nas acelerações, apenas ficava carregando. Na postagem, houveram (sic) alguns comentários de pessoas com o mesmo problema”, escreveu Andre Bonatte no Fastback Fiat Club, no Facebook.

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“Meu híbrido Audace 2025 está com 2.400 km e hoje percebi que ele só carrega e não impulsiona [o elétrico não atua]. Mandei mensagem na concessionária e o atendente disse que iria ver com o setor responsável e me retornaria”, destacou Silvio Abella, antes de questionar se outros membros do grupo estavam enfrentando o mesmo. Raphael Ribeiro foi um dos clientes que respondeu positivamente, enquanto outros mencionaram que a solução se encontra na “reprogramação dos módulos na revenda”.

No Reclame Aqui, em pesquisa rápida, a reportagem encontrou mais de uma dezena de relatos acerca de Pulse e Fastback híbridos. Abaixo, seguem três casos descritos por consumidores:

A Stellantis justifica que a falha se dá porque a central eletrônica que monitora os níveis de carga das baterias pode momentaneamente desabilitar o e-assist. O sistema é responsável por fornecer torque elétrico quando a carga precisa ser reposta aos níveis de operação do sistema. “Essa é uma condição que não afeta a utilização da maioria dos consumidores”, segundo estudos da empresa.

Vale ressaltar, contudo, que Autoesporte não teve quaisquer imprevistos com o sistema durante seus testes com o Pulse T200 Hybrid em mais de um mês de contato com o veículo. De acordo a Fiat, inclusive, “apenas cerca de 1% dos clientes relataram dúvidas sobre esta situação [o problema na tecnologia]”, considerada pela companhia uma “característica de produto”, em seus canais de atendimento.

Segundo interlocutores ouvidos por esta reportagem, a Stellantis criou um comitê, envolvendo a área de engenharia, para tratar das falhas da tecnologia. Inclusive, não descarta um chamado interno oficial de Pulse e Fastback para resolução em massa dos problemas. Neste caso, bom frisar, a palavra “recall” não é correta, já que a questão não está relacionada com a segurança do veículos.

Questionada sobre como irá resolver as questões referentes aos dois modelos híbridos flex, a Stellantis diz que “ainda está trabalhando nisso”. Fontes indicam que, de fato, se tratará de um ajuste na programação, mas que não será over-the-air.

“O sistema híbrido dos modelos é dotado de duas baterias de 12V (uma a base de chumbo e outra a base de íons de lítio) e uma máquina elétrica que proporciona tanto a função de geração de energia, quanto de motor elétrico que, além de dar a partida no motor térmico, fornece torque elétrico (e-assist) durante as acelerações do veículo, desonerando o motor térmico e somando-se ao torque do mesmo, assim economizando combustível.

Uma central eletrônica gerencia os níveis de carga das baterias, aproveitando as reduções e frenagens para carregá-las, fornecendo, quando em aceleração, energia ao motor elétrico para o e-assist. Esta mesma central monitora os níveis de carga das baterias e pode momentaneamente desabilitar o e-assist quando a carga precisa ser reposta aos níveis de operação do sistema.

Segundo estudos da empresa, essa é uma condição que não afeta a utilização da maioria dos consumidores. O benefício do sistema híbrido se dá em trânsito urbano e os consumidores que o utilizam nesta situação terão redução de consumo e de níveis de emissão. Neste momento, apenas cerca de 1% dos clientes relataram dúvidas sobre esta situação em nossos canais de atendimento.

Os produtos híbridos da Fiat foram desenvolvidos e lançados após exaustivos testes, sendo planejados para que o consumidor sempre possa desfrutar ao máximo de seu veículo. Inovadores em vários aspectos, os híbridos da Fiat são conectados, o que possibilita o monitoramento e o levantamento de dados sobre o carro e a utilização de nossos produtos no dia a dia. Uma vantagem e uma oportunidade, já que podemos realizar evoluções contínuas para melhor atender nossos consumidores. Assim, nos próximos dias, a Fiat vai atualizar os produtos de forma a abranger novos comportamentos de direção de seus clientes.”

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Fonte: direitonews

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