Fechada desde maio de 2022 com o fim de linha do Tiggo 3x, a fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP) poderá ganhar novo destino em um futuro próximo. De acordo com reportagem do site Automotive Business, a Caoa International e a Chery Automobile – controladoras da operação – firmaram com a Acteco Brasil (nome fantasia da Omoda & Jaecoo Brazil Automobile) um acordo envolvendo a planta.
A Omoda Jaecoo pertence ao grupo Chery e começará a vender carros no mercado nacional neste ano. Contatada por Autoesporte, a empresa explicou que o acordo selado envolve a doação de um terreno de 436 mil m² dentro da área total de 1 milhão de m² da fábrica. A área doada não tem edificações, ou seja, não inclui a estrutura fabril existente.
A Caoa Chery, por sua vez, afirma que o terreno assumido pela Omoda Jaecoo já estava dividido anteriormente e não tem qualquer relação com a área onde a fábrica está construída. O espaço pertencia à Acteco, divisão de motores da Chery, e que no Brasil foi usada pela Chery International como ponto de partida para criar a operação que tem o nome fantasia de Omoda Jaecoo no Brasil.
No projeto original da fábrica da Chery em Jacareí, antes da associação com a Caoa, estava prevista a construção de uma fábrica de motores justamente da Acteco, além de uma pista de testes. Essas duas outras partes do complexo, contudo, nunca saíram do papel, e pode ter sido o terreno de uma delas ou de ambas o que foi cedido agora à Omoda Jaecoo.
Inaugurada em 2014, a fábrica de Jacareí foi a primeira da Chery construída fora da China. Por lá, já foram produzidos os modelos Celer, QQ, Arrizo 5 e Arrizo 6, além do crossover Tiggo 3x. Na época, a planta consumiu mais de US$ 500 milhões em investimentos e foi bancada unicamente pela Chery (a Caoa Chery ainda não existia).
Por aqui, a Omoda Jaecoo terá portfólio formado por SUVs híbridos e elétricos. Aposta internacional do grupo Chery, a marca já atua em países como África do Sul, Austrália, Catar, Indonésia, Kuwait, México e Rússia, além da China e alguns mercados da Europa, como Espanha e Itália.
Por aqui, já anunciou R$ 200 milhões em investimentos e abriu recentemente um escritório-sede em São Paulo (SP). As operações começarão com modelos importados, mas não está descartada a produção nacional em segundo momento.
No ano passado, Autoesporte noticiou a existência de conversas adiantadas em torno da reativação de Jacareí (SP) por parte da Omoda Jaecoo. A doação do terreno, anunciada agora, pode ser uma das partes do plano.
Desde já, estão confirmados três modelos: Omoda 5, Jaecoo 7 e Jaecoo 8. Na versão elétrica, o Omoda 5 tem 200 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, além de bateria de 61 kWh para autonomia de 450 quilômetros (padrão WLTP). Já a variante a combustão tem conjunto mecânico similar ao adotado nos Caoa Chery Tiggo 5 e 7: motor 1.5 turbo que atua com o auxílio de um alternador e gera 160 cv nos modelos da Chery.
Por sua vez, o Jaecoo 7 tem 4,45 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, sendo equipado com 1.6 turbo de 190 cv. O Jaecoo 8, bem maior, mede 4,81 m e tem capacidade para levar até sete pessoas. Nesse caso, o motor 2.0 turbo entrega 250 cv. Omoda e Jaecoo dividirão as mesmas concessionárias e terão operação própria, sem relação com o grupo Caoa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews