A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, está com inscrições abertas para os projetos sociais voltados à inclusão e ao fortalecimento de vínculos de famílias, crianças, gestantes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os projetos serão ofertados através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e tem como objetivo proporcionar aos munícipes qualidade de vida, oportunidades de aprendizados e apoio contínuo àqueles que mais precisam.
Os Projetos ofertados são:
“Construindo Futuros” para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e será realizado no CRAS;
“Mamãe em Construção” para gestantes e puérperas, a ser realizado pelo CRAS E CREAS ; e
“3ª Idade: Grupo Viver Legal – Sabedoria em Movimento” para idosos acima de 65 anos, realizado pelo CRAS E CREAS.
Todos os projetos são voltados a residentes no município.
A Secretária de Assistência Social, Trabalho de Cidadania, Jaqueline Carlos, comentou sobre a importância dos projetos ofertados.
“Estamos comprometidos em oferecer apoio e oportunidades para todos os cidadãos de nossa cidade. Com os projetos, buscamos fortalecer as famílias, apoiar as gestantes, incentivar o protagonismo juvenil e valorizar a sabedoria da nossa 3ª idade. Convidamos todos a participarem desses importantes projetos.”
As inscrições vão até 14 de fevereiro e poderão ser realizadas na sede do CRAS, Av. Padre Edgar Smidit no Novo Diamantino, telefone de contato (65) 3337-1823 e no CREAS na Rua Benedito Moreira da Silva, telefone de contato (65)99279-0484, das 07h às 11h e das 13h às 17h.
No ato das inscrições, deverão ser apresentadas cópias das seguintes documentações:
Projeto Construindo Futuros (Crianças de 6 a 17 anos):
-
Atestado de escolaridade;
-
Cadastro no CadÚnico;
-
Certidão de nascimento;
-
Comprovante de endereço atualizado;
-
Laudo médico com intolerância alimentar (se necessário);
-
Laudo médico para crianças com deficiência (se necessário);
-
RG, CPF;
-
Foto 3×4 recente;
-
Tipo sanguíneo e fator RH da criança.
Projeto: Mamãe em Construção (Gestantes e Puérperas):
-
Certidão de nascimento/casamento;
-
Comprovante de endereço atualizado;
-
Cópia da caderneta de gestante;
-
Documento de escolaridade;
-
RG, CPF;
-
Foto 3×4 recente.
Projeto: 3ª Idade: Grupo Viver Legal (Idosos acima de 65 anos):
-
RG, CPF;
-
Certidão de nascimento/casamento;
-
Comprovante de endereço atualizado;
-
Cópia da carteira do idoso.
CONHEÇA OS PROJETOS
Projeto Construindo Futuros (Crianças de 6 a 17 anos):
O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da autonomia e protagonismo juvenil. As atividades incluem oficinas culturais, recreativas e esportivas, além de ações que promovem a integração social e a convivência saudável.
O projeto também oferece apoio às famílias por meio de ações de acolhimento, acompanhamento familiar, oficinas e atividades socioculturais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social.
Entre as atividades oferecidas, estão: Acompanhamento Pedagógico, Artesanato, Basquete, Capoeira, Dança, Futsal, Inglês, Judô, Música, Natação, Robótica, Sócio Emocional, Vôlei e Muay Thai.
Projeto Mamãe em Construção (Gestantes e Puérperas):
O projeto tem como objetivo valorizar mulheres e crianças, oferecendo às gestantes a chance de fazer o pré-natal e participar de palestras motivacionais e educativas com profissionais de diferentes áreas.
Além disso, as gestantes poderão participar de oficinas de costura, tricô, crochê, pintura e bordado para criar o enxoval do bebê. No final de cada ciclo, os itens feitos serão entregues às gestantes.
O projeto também busca capacitar as participantes para o empreendedorismo, ajudando-as a gerar renda e conquistar autonomia após o nascimento dos filhos.
3ª Idade – Grupo Viver Legal – Sabedoria em Movimento (Idosos acima de 65 anos):
Voltado para idosos acima de 65 anos, o Grupo Viver Legal oferece um espaço de convivência e integração, promovendo o envelhecimento ativo e saudável.
O projeto busca valorizar a sabedoria e as vivências dos idosos, estimulando o protagonismo social e o desenvolvimento de novas habilidades e projetos de vida.
Fonte: diamantino.mt.gov.br