MT terá programa para diminuir impactos da nova reforma tributária do governo federal


Conteúdo/ODOC – Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), fez um discurso preocupante durante sua estada na Assembleia Legislativa, na abertura dos trabalhos legislativos de 2025, sobre a reforma tributária do Governo Federal. Segundo Mendes, “se nós não tivermos muita responsabilidade até 2033, Mato Grosso vai deteriorar com a nova reforma tributária”, afirmou.

“A reforma Tributária traz uma mudança absolutamente nova no país. Hoje o ICMS é pago na origem e no destino. A partir de 2033, haverá uma transição gradual. Nos primeiros anos, será aplicada uma alíquota pequena para fazer funcionar o sistema, e depois de 1º de janeiro de 2033, não teremos mais o ICMS”, informou o governador.

Conforme Mauro Mendes, “20 estados brasileiros aumentaram o ICMS e Mato Grosso tem o menor índice dos 27 estados brasileiros, 17%. Eu fiz a opção de não encaminhar qualquer aumento de ICMS para a Assembleia Legislativa”, observou Mendes.

Para diminuir os impactos da nova reforma tributária no Estado, Mauro Mendes anunciou a criação do programa MT-33. “Nossa arrecadação, a partir de 2033, passará a ser apenas daquilo que nós consumirmos internamente, o que é muito pouco. Por isso estamos planejando o projeto Mato Grosso – 2033, e precisaremos muito da parceria da Assembleia Legislativa para preparar Mato Grosso nesse grande desafio”.

“Vamos lançar o programa MT-33 com ações e recomendações que pretendemos discutir com os senhores, com os representantes dos segmentos. Não podemos ser engolidos por uma reforma tributária que não será boa para Mato Grosso”, emendou o governador.

Fonte: odocumento

Anteriores Prefeito ‘sela paz’ com senador e cobra emendas para a saúde pública da capital; veja vídeo
Próxima "Redução do ICMS é estratégia para manter o crescimento de MT", afirma vice-governador