‘Todo mundo está iludido’: cientistas estabelecem horário seguro para tomar café


Acredita-se que a dose segura recomendada de cafeína para a maioria das pessoas é de até 400 mg por dia, o que equivale a cerca de três a quatro xícaras de café.
Em várias culturas do mundo, como a brasileira, o consumo de café é há muito tempo parte integrante do estilo de vida das pessoas.
No entanto, ainda não há dados precisos sobre como a bebida afeta a saúde humana.
O novo trabalho chama a atenção para um aspecto pouco estudado: como o café afeta o corpo humano dependendo do momento do consumo.
Festival gastronômico Sabor de São Paulo realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, em São Paulo - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2024

Quem corre risco maior

Uma equipe de cientistas acumulou dados de um estudo em larga escala com mais de 40.000 americanos de 18 anos ou mais, realizado de 1999 a 2018.
Os participantes relataram dados sobre sua dieta durante muitos anos, e os especialistas acompanharam sua saúde.
A pesquisa identificou duas opções para o consumo da bebida:

de manhã (das 4:00 às 12:00);

durante o resto do dia.

Os indicadores das pessoas que tomam café foram comparados com os das que não tomam.
O secretário de Relações Internacionais da pasta, Luis Rua, se reuniu com ministra russa durante a Cúpula do BRICS em Kazan e revelou os detalhes com exclusividade à Sputnik Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2024

Ao final do período médio de acompanhamento (quase uma década), houve 4.295 mortes por todas as causas, 1.268 por doenças cardiovasculares e 934 por câncer.
O resultado foi que o consumo da bebida somente de manhã foi acompanhado por uma redução de 16% no risco de morte prematura por qualquer causa e por uma redução de 31% no risco de morte por doença cardiovascular.
Mas não foi encontrada nenhuma diferença significativa entre as pessoas que não tomavam café ou que tomavam em outros momentos do dia.
Grãos de café torrado são exibidos em uma loja premium do Cafe Coffee Day em Bangalore, Índia, 31 de janeiro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2024

Prós e contras

Uma gastroenterologista, Ekaterina Kashukh, comentando à Sputnik esse estudo, disse que a falta de benefícios de tomar café ao longo do dia pode estar relacionada ao fato de a cafeína interferir na produção de melatonina e, portanto, a qualidade do sono ser prejudicada.
“Dormir bem é uma das condições mais importantes para uma vida longa e saudável”, explicou.

A melatonina é um hormônio que regula o ciclo de sono-vigília em humanos e animais.

Segundo a nutricionista Yulia Chernobrovkina, os principais benefícios do café para a saúde decorrem dos efeitos anti-inflamatórios das substâncias bioativas que contém.
Ela ressaltou que o melhor tempo para tomar o café é de manhã, porém isso não significa que beber em outras horas necessariamente prejudique o organismo.

Não devemos nos intimidar com os dados extraídos dessa publicação”, tranquiliza Kashukh.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Arqueólogos descobrem comandante e guerreiros de terracota do 1º imperador da China (FOTOS)
Próxima IA viverá uma 'era de ouro' em 1,5 ou 2 anos, diz especialista da Kaspersky Lab