O BYD Dolphin Plus é o primeiro carro elétrico do Brasil a conseguir a nota máxima de 5 estrelas no Latin NCap, órgão independente que realiza testes de colisão para aferir a segurança dos veículos vendidos nos mercados latino-americanos. Uma nova rodada de testes foi divulgada nesta terça-feira (17) pela entidade.
É preciso ressaltar que a nota máxima vale apenas para a versão Plus, a mais cara e completa do hatch. Ela custa R$ 184.800 e oferece sistemas avançados de assistência ao condutor, como frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção e controlador de velocidade adaptativo. A versão mais barata, de R$ 159.800, não tem esses recursos.
Testar versões mais caras não é praxe no Latin NCap. O órgão normalmente escolhe as configurações mais baratas para realizar os testes. Porém, existe uma grande diferença em relação aos pacotes oferecidos nos países da América Latina. O Brasil tem as normas mais rígidas, o que, em certas situações, acaba gerando distorções nas notas.
Não são raros os casos de carros que recebem notas ruins porque não trazem itens de segurança obrigatórios em nosso país. Nesses casos, o Latin NCap costuma estimular (de forma incisiva) melhorias nos veículos. Com o Dolphin, porém, o órgão faz o caminho inverso, orientando os consumidores a comprarem a opção mais segura (e cara).
No caso do Dolphin Plus, o veículo foi cedido pela própria BYD, algo também previsto nas normas do Latin NCap. No ensaio anterior, Ford Ranger e Volkswagen Amarok também foram doadas por suas respectivas fabricantes.
O BYD Dolphin foi avaliado nos testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Suporte de Pista (LSS), Sistema de Assistência à Segurança (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
Segundo o Latin NCap, o BYD Dolphin Plus apresentou “bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal”. O mesmo vale para a proteção contra impactos laterais e para crianças. No caso dos pedestres, o órgão afirmou que “a proteção passiva poderia ser melhor”.
Nas notas, o Dolphin Plus recebeu 92,60% na proteção para adultos, 93,17% para crianças, 77,03% para pedestres e 85,17% em assistência à segurança. Porém, o Latin NCap ressaltou que o desempenho do controlador de velocidade adaptativo “não foi bom o suficiente para ganhar pontos”. O mesmo vale para o alerta de saída de faixa.
O Dolphin é apenas o segundo carro elétrico testado pelo Latin NCap. O primeiro foi o Jac E-JS1, avaliado no final de 2022 com zero estrela. Entre os chineses, além da dupla elétrica, o órgão já realizou teste de colisão com um a picape GWM Wingle 5, em dezembro de 2021. Vale dizer que o modelo não é oferecido no Brasil e também foi avaliado em protocolo anterior. A nota também foi de zero estrela.
Em 2024, o Latin NCap realizou 14 testes de colisão em veículos vendidos na região. Confira abaixo todos os resultados:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews