Ex-governador é preso por suspeita de fuga internacional


Da Redação

O ex-governador do Tocantins Mauro Carlesse (Agir) foi preso neste domingo (15) na Fazenda Joia Rara, propriedade de sua família localizada em São Salvador, no sul do estado, a cerca de 400 km de Palmas.

A prisão preventiva foi determinada pela 3ª Vara Criminal de Palmas, que também expediu mandados de busca e apreensão.

De acordo com o Ministério Público do Tocantins (MPTO), a ordem judicial foi motivada por indícios de um plano de fuga internacional. Carlesse está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em um esquema de corrupção ainda mantido sob sigilo.

Além do ex-governador, o ex-secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresemin, também teve a prisão decretada. Quaresemin já presidiu o Conselho de Parcerias e Investimentos do Tocantins e é acusado de envolvimento nas irregularidades.

Mauro Carlesse tem um histórico polêmico. Após assumir o governo em 2018 em uma eleição suplementar, ele foi reeleito no mesmo ano. No entanto, em outubro de 2021, foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de obstrução de investigações relacionadas ao Plansaúde, plano de saúde dos servidores estaduais.

No ano seguinte, Carlesse renunciou ao governo às vésperas do segundo turno de votação de seu processo de impeachment, que também envolvia acusações de corrupção. Em agosto de 2023, a Polícia Federal realizou buscas contra ele em investigações sobre lavagem de dinheiro e fraudes em licitações.

A defesa de Carlesse e de Quaresemin ainda não se manifestou. O texto será atualizado assim que houver novas informações.

Fonte: abroncapopular

Anteriores Nelson Barbudo condena redução no aumento do salário mínimo em 2025
Próxima Leguminosas: Tendências da Índia e Oriente Médio