A Prefeitura de São Paulo definiu que o rodízio de carros na cidade será suspenso a partir do dia 23 de dezembro, uma segunda-feira. A restrição volta a vigorar em 13 de janeiro.
A medida vale apenas para veículos de passeio, e é organizada anualmente pela prefeitura, já que trata-se de um período de baixo fluxo de automóveis. A administração aponta ainda que o rodízio de placas continua valendo para pesados, como para a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Vale destacar que o rodízio de carros restringe a circulação de veículos no minianel viário da cidade durante a manhã, das 7h às 10h, e no período da tarde, das 17h às 20h. Nessas faixas, os veículos não podem circular no centro expandido e nas vias que fazem a delimitação do minianel viário. São elas:
O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, também conhecido como rodízio municipal, foi criado a fim de reduzir a circulação de automóveis em determinadas regiões da capital paulista.
Assim, a restrição é válida de segunda a sexta-feira, conforme o final das placas dos veículos. Durante os fins de semana e feriados, todos os carros podem circular.
Importante também frisar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar em locais e horários não permitidos é considerado infração média, com dedução de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews