No final da temporada passada, o nome mais cogitado para ocupar a vaga na Alfa Romeo ao lado de Valtteri Bottas, era Theo Pourchaire. Porém o atual piloto da Fórmula 2 acabou não sendo contratado pela equipe, que optou por Zhou Guanyu. Agora o chefe da equipe Alfa Romeo, Fred Vasseur, classificou o piloto chinês como uma ‘grande surpresa’, e nesta semana renovou seu contrato para 2023.
Zhou ingressou na Fórmula 1 nesta temporada e, embora nunca tenha sido dito publicamente, foi amplamente especulado que ele faria apenas a temporada 2022 com a equipe, antes que Pourchaire fosse promovido para a F1 em 2023.
Porém, depois da confirmação de Zhou na Alfa Romeo em 2023, continuando ao lado de Bottas, Pourchaire mais uma vez ficou de fora.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
O primeiro piloto chinês na F1 marcou um ponto em sua estreia no Bahrein, e acrescentou mais cinco pontos à sua contagem com um oitavo lugar no GP do Canadá e um P10 na Itália.
Sua temporada foi marcada por algumas adversidades, pois tanto o C42 quanto sua unidade de potência da Ferrari, tiveram problemas, enquanto a Alfa Romeo recuou na hierarquia do pelotão intermediário.
Os pontos podem não estar sendo uma constante, mas o piloto impressionou a equipe, com o gerente do time, Beat Zehnder, chamando-o de ‘definitivamente um dos melhores novatos que já tivemos em nossa equipe’.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Isso é um grande elogio, já que Zehnder também trabalhou com Kimi Raikkonen e Charles Leclerc.
“Normalmente, com os novatos, você sempre tem que contar com um ou outro acidente. Mas Zhou praticamente não comete erros”, acrescentou Zehnder à Auto Motor und Sport.
Vasseur admite ter ficado surpreso com as atuações do jovem de 23 anos. Confirmando a segunda temporada de Zhou com a equipe, ele disse: “Estou ansioso para continuar trabalhando com Zhou.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Desde o primeiro dia com a equipe, no teste em Abu Dhabi no ano passado, ele me impressionou com sua abordagem de trabalho e isso é sempre uma característica muito positiva.”
“Sabíamos que ele era rápido, mas a maneira como ele se adaptou à Fórmula 1 em tão pouco tempo, foi uma das melhores surpresas da nossa temporada. Ele é um cara muito legal, todos na equipe gostam tanto de sua personalidade quanto de sua atitude.”
“Ele teve a humildade de fazer perguntas e aprender, tanto com os engenheiros quanto com Valtteri, e a inteligência para aplicar todas as informações que obteve para melhorar corrida após corrida.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
“Agora ele terá essa experiência para aproveitar na próxima temporada, e tenho certeza de que dará mais um passo à frente, à medida que continuamos a melhorar nossa equipe”, acrescentou Vasseur.
O único acidente de Zhou em seu ano de estreia na Fórmula 1, ocorreu no GP da Inglaterra, mas não foi culpa dele. O chinês foi tocado na largada por George Russell da Mercedes, e capotou, deslizando de ‘ponta cabeça’ pelo asfalto e pela caixa de brita, até bater na barreira de pneus e capotar novamente, atingindo o alambrado atrás da barreira. Felizmente o piloto não sofreu nenhum ferimento grave.