Já é possível comprar o primeiro Porsche 911 híbrido da história no Brasil. O início da pré-venda do 911 Carrera GTS teve início nesta segunda-feira (2). O esportivo mais tradicional da companhia faz a estreia no país da tecnologia T-Hybrid, em duas versões.
O modelo custa a partir de R$ 1.127.000 (Coupé) e R$ 1.174.000 (Cabriolet). Os clientes começarão a receber os seus carros, segundo a Porsche, no segundo semestre de 2025.
Primeiro 911 híbrido destinado às ruas, une um boxer seis-cilindros com 3,6 litros de cilindrada (600 cm³ a mais que seu antecessor) a um turbocompressor com um propulsor elétrico integrado – posicionado entre o compressor e o rotor da turbina, acelera instantaneamente o turbo. O modelo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3 segundos e atingir velocidade máxima de 312 km/h.
O motor elétrico no turbocompressor também funciona como gerador, elevando a potência em até 15 cv. Essa energia é extraída do fluxo de gases de escape. Segundo a Porsche, o turbocompressor elétrico não possui válvula de alívio, utilizando o propulsor elétrico para fazer o controle da pressão. Com essa mudança, o motor do 911 Carrera GTS passa a utilizar somente uma turbina em vez de duas.
Há ainda um outro motor síncrono de ímã permanente integrado à transmissão de dupla embreagem de oito velocidades. Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor boxer com torque adicional de até 15,3 kgfm e fornece um aumento de potência de até 54,3 cv.
Os dois motores se alimentam de uma única bateria. Ela tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruta) e opera a uma voltagem de 400 V. Para reduzir o peso, a Porsche instalou uma bateria de íon-lítio leve para o sistema elétrico de bordo de 12 V.
O sistema de alta tensão também alimenta o compressor de ar-condicionado, eliminando a transmissão por correia. Com isso, o motor ficou mais compacto e abriu um espaço acima para o inversor de pulso e o conversor DC-DC.
Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer entrega 485 cv e 57 kgfm de torque. No total, a potência do sistema é de 541 cv e o torque de 61 kgfm. O aumento de potência em relação ao seu antecessor é de 61 cv, mas houve um ganho de peso em 50 kg.
Além dos sistema híbrido estreando em um 911, a suspensão do esportivo foi reformulada e agora o eixo traseiro esterçante passa a ser um item de série.
A Porsche também integrou o sistema de estabilização antirrolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensão do híbrido. A suspensão esportiva conta com um sistema de amortecimento variável (PASM) e a altura de condução foi rebaixada em 10 mm.
O 911 Carrera GTS usa rodas de 21 polegadas com uma tala de 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira. Na frente, há pneus 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala.
No visual, o carro vem com novos para-choques, faróis Led Matrix e aletas que se mexem conforme a necessidade de resfriamento do motor. Por dentro, há pequenas mudanças, como um suporte refrigerado para smartphones já com carregador por indução e painel digital.
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Fonte: direitonews