Moldávia acusa Rússia de não agir ‘com neutralidade’ e anuncia reforço da defesa do país


25065762

A Moldávia deve aumentar suas defesas, disse a presidente, Maia Sandu, à televisão nacional nesta quarta-feira (28). O motivo seria o fato de que supostamente a Rússia não está respeitando sua neutralidade, segundo a Reuters.

“A Moldávia é um país neutro, mas agora a Rússia não respeita nossa neutralidade, mantendo seus militares em nosso território. Portanto, precisamos fortalecer nossa capacidade de defesa”, disse Sandu citada pela mídia.

A nação, um dos países mais pobres da Europa, destinou pouco mais US$ 196,97 milhões (R$ 1 bilhão) – ou 0,45% de seu produto interno bruto – para gastos com defesa este ano.
A presidente da Moldávia, Maia Sandu, fala durante coletiva de imprensa ao lado do secretário de Defesa dos EUA, Antony Blinken, em Chisinau, 6 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2022

Chisinau, que faz fronteira com a Ucrânia e a Romênia, solicitou a adesão à União Europeia este ano e condenou a operação russa em território ucraniano. Existem tropas e forças de paz russas baseadas em sua região separatista da Transnístria e ela depende muito da energia russa.
Anteriores PF prende mulher com aproximadamente 3,4 kg de cocaína no Aeroporto Internacional de João Pessoa/PB
Próxima MP Eleitoral sustenta no TSE que Valmir de Francisquinho não pode disputar governo de Sergipe