Trump retorna ao método de pressão na política externa, mas há exceções, diz especialista


Anteriormente, Trump declarou que vai assinar uma ordem executiva impondo tarifas de 25% sobre todos os produtos do México e do Canadá a partir de 20 de janeiro, após assumir o cargo, devido ao problema não resolvido da imigração ilegal e do influxo do tráfico de drogas no país.
Trump também vai impor uma tarifa adicional de 10% sobre os produtos da China devido à suposta inação de Pequim em interromper as remessas de droga de fentanil para os EUA.
Neste sentido, a posição dos Estados Unidos no mundo lhes dá uma vantagem em tais ações, disse Gong Honglie, professor associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Nanjing.
O candidato presidencial republicano, ex-presidente Donald Trump, fala na conferência Bitcoin 2024, em 27 de julho de 2024, em Nashville, Tennessee - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2024

Os Estados Unidos, sendo a maior economia do mundo, é um parceiro-chave de muitos países, assim, tarifas alfandegárias são uma das principais ferramentas da política externa norte-americana.
O especialista ressaltou que isso se aplica especialmente a Trump, que recebeu o apelido de “tariff man” (homem das tarifas) durante sua primeira presidência.
“Pode se ver que, na verdade, ele [Trump] está mais uma vez recorrendo a métodos de pressão [sobre outros países], o que é muito semelhante ao estilo político durante seu primeiro mandato presidencial”, disse o especialista.
Contudo, segundo Gong, o primeiro mandato de Trump mostrou que os objetivos declarados e os resultados alcançados são muito diferentes uns dos outros, mas a probabilidade de Trump realizar a política de tarifas permanece bastante alto.
O ex-presidente Donald Trump durante discurso em Mar-a-Lago, sua propriedade em Palm Beach, Flórida, em 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2024

Ao mesmo tempo, neste caso, Trump pode fazer “descontos” para alguns países, em particular para aqueles que façam concessões muito grandes, acrescentou o especialista.
Enquanto isso, Gong acredita que o método de pressão com tarifas alfandegárias tem seus limites: muitos países que foram pressionados por Trump no seu primeiro mandato conseguiram manter sua linha política e se acostumar às novas condições econômicas.

“No curto prazo, é possível atingir objetivos políticos por meio de pressão econômica, mas em uma perspectiva de longo prazo o resultado será muito limitado“, afirmou.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Mídia: Casa Branca busca US$ 5,7 bi para financiar às pressas submarinos da classe Virginia
Próxima Rússia expulsa secretário da embaixada do Reino Unido por atividades de sabotagem