BYD Denza Z9: sedã de luxo anti-Tesla é confirmado no Brasil


Autoesporte já abordou que a BYD trará a marca de luxo Denza ao Brasil em 2025, incluindo até concessionárias próprias. De acordo com Stella Li, vice-presidente executiva global da fabricante chinesa, um dos primeiros carros a desembarcar será o sedã Z9, uma espécie de rival do Tesla Model S.

Stella Li, que também é CEO da BYD nas Américas, não confirmou se o modelo será vendido apenas em versões híbridas, apenas elétricas ou ambas. No mercado chinês, as duas opções estarão disponíveis. Também não há uma data para o lançamento no Brasil, mas a executiva garantiu que será no ano que vem.

O Denza Z9 não foi lançado oficialmente nem no mercado chinês. As entregas começam na primeira semana de dezembro — e, após a distribuição local, o sedã de luxo será apresentado em outros países. Algumas concessionárias “queimaram a largada” e já exibem o sedã no showroom, o que possibilitou as imagens feitas pelo site Car News China.

Suas dimensões são 5,23 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e surpreendentes 3,12 m de distância entre-eixos. Com forte apelo visual, a silhueta do sedã tem formato que remete ao Tesla Model S, um de seus principais concorrentes. O Z9 também se mostra mais esportivo que outros carros da Denza, que vão para o lado da elegância.

No interior, o Denza Z9 surpreende com três telas integradas para painel de instrumentos (13,2’’), central multimídia (17,3’’) e display de passageiro frontal (13,2’’). Outras duas pequenas telas completam o pacote: uma para o retrovisor e outra para os controles do ar-condicionado.

Pensa que terminou por aí? Nada disso. O Denza Z9 ainda traz quatro telas traseiras: duas para mídia, instaladas nos assentos dianteiros, e duas para os controles do ar-condicionado. O pacote ainda inclui sistema de som premium com 26 alto-falantes, head-up display com realidade aumentada e até um refrigerador.

O Denza Z9 híbrido plug-in combina o motor 2.0 turbo de 204 cv a três propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem insanos 858 cv. Já a autonomia, com tanque cheio de gasolina e baterias Blade de 38 kWh 100% carregadas, é de 1.100 km em ciclo chinês WLTC.

A versão elétrica do Z9 tem três motores abastecidos por baterias Blade de 100 kWh. Combinados, entregam 951 cv. Segundo a Denza, a autonomia é de 630 km, também em ciclo chinês. As informações técnicas que faltam serão divulgadas durante o Salão de Guangzhou, nesta semana, onde a BYD apresentará o modelo oficialmente.

A movimentação visa aumentar a presença da BYD no segmento premium no Brasil. Marcas como Zeekr e Omoda Jaecoo desembarcaram recentemente com o objetivo de expandir a presença no mercado de luxo. A Polestar, do grupo Geely, é aguardada para 2025. A estratégia é oferecer carros dos mesmos patamares de Porsche e BMW, mas por cifras mais comedidas.

Além do novo sedã Z9, a minivan D9, mostrada no Festival Interlagos em agosto, também está confirmada para o Brasil. Novos detalhes serão divulgados durante o Salão de Guangzhou. Acompanhe as redes da Autoesporte para ficar por dentro da cobertura.

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Fonte: direitonews

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