Faltando apenas três etapas para o final da temporada, a McLaren lidera o campeonato de construtores, mas enfrenta desafios na briga pelo título de pilotos. Apesar do desempenho sólido de Lando Norris e Oscar Piastri, o CEO Zak Brown reconhece que a equipe cometeu erros ao longo do ano, mas acredita que isso faz parte do processo de evolução de um time que voltou a disputar vitórias.
Em 2024, a McLaren somou cinco vitórias até agora: três com Norris e duas com Piastri. Contudo, Brown admite que a equipe deixou escapar chances importantes, como em Silverstone, Canadá e Monza, onde rivais como Lewis Hamilton, Max Verstappen e Charles Leclerc levaram a melhor.
“Todos cometem erros. Antes, eles eram menos visíveis porque não se tratava de vitórias”, disse Brown à Auto, Motor und Sport. “Red Bull, Ferrari e Mercedes também cometem erros, mas isso é esquecido porque venceram muito nesse meio tempo.”
“Estamos aprendendo com nossos erros e somos uma equipe melhor agora do que no início da temporada. Não olho para trás preocupado com coisas que não podemos mais mudar. Em vez disso, digo à equipe: vocês podem errar, mas, por favor, não repitam os erros. Só ficaria realmente irritado se a mesma coisa tivesse acontecido várias vezes conosco”, continuou.
O último título da McLaren no campeonato de pilotos foi conquistado em 2008, com Lewis Hamilton, enquanto o troféu de construtores não vem desde 1998. Apesar disso, Brown mantém a confiança de que o jejum está perto do fim. “Não. Até Miami, não tínhamos o carro que temos agora. Perdemos muitos pontos para Max e a Red Bull. Claro que quero ganhar pelo menos um dos dois títulos. Mas o título de construtores também será difícil”, explicou o CEO.
Ainda assim, Brown reconhece a força dos adversários. “A Ferrari parece muito forte. Eles me dão mais dor de cabeça do que a Red Bull. Ainda assim, você não pode descartá-los. A Red Bull é uma equipe incrivelmente forte. [Sergio] Pérez mostrou que pode terminar no pódio. Ele tem algo preso na cabeça que está atrapalhando agora. Se ele superar isso, ficará competitivo novamente em breve”, comentou Brown.
Com um título ainda ao alcance, Brown prefere manter o foco no aprendizado para o futuro. “Essa batalha continuará até o fim. Não parece bom no campeonato de pilotos. Se perdermos, isso terá acontecido no início da temporada e não em Silverstone ou Monza. E não porque trocamos posições entre Lando e Oscar na Hungria”, concluiu Brown.
Fonte: f1mania