O rodízio de carros na cidade de São Paulo (SP) estará suspenso nesta quarta-feira (20). A decisão é da prefeitura da capital paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em função do feriado do Dia da Consciência Negra.
Desta forma, veículos com placas finais 5 e 6 – que normalmente estão proibidos de circular na capital paulista das 7h às 10h, e das 17 às 20h, às quartas-feiras – estarão liberados para trafegar excepcionalmente no dia 20 de novembro.
Vale lembrar que o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, passa a ser feriado nacional a partir de 2024. A alteração foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Desta forma, o rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também estarão livres no dia. Além disso, as faixas exclusivas de ônibus podem ser usadas.
Somente algumas regiões da capital paulista fazem parte do perímetro proibido. Essas áreas são conhecidas como minianel viário e engloba os seguintes locais:
O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, também chamado de rodízio municipal, foi criado para reduzir a circulação de automóveis em determinadas regiões da cidade de São Paulo.
Desta forma, a restrição é válida de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa dos veículos. Durante os finais de semana e feriados, todos os carros podem circular.
O motorista que for flagrado rodando nas áreas de restrição durante o seu dia e horário de rodízio recebe multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews