BNDES e banco multilateral asiático assinam memorando de R$ 16,7 bi para investimentos no Brasil


A assinatura ocorreu durante a cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do presidente do AIIB, Jin Liqun, e do vice-presidente do AIIB, Konstantin Limitovskiy.
De acordo com o BNDES, o memorando vai complementar o financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), para a integração econômica entre o Brasil e a Ásia nos setores de infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento.
A reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura social para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, também estão na pauta da cooperação bilateral.

“O memorando assinado com o AIIB comprova que o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país e que tem ampla capacidade de diversificar o funding e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos sustentáveis e de infraestrutura que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”, declarou Mercadante no evento.

“Nossa colaboração expandida nos permitirá apoiar projetos de infraestrutura e iniciativas estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e fomentem o crescimento econômico no Brasil, na Ásia e além, e esperamos contribuir para os objetivos da COP30 por meio do cofinanciamento de projetos estratégicos de clima e especialmente de adaptação no Brasil”, disse Limitovskiy, vice-presidente do AIIB.

O AIIB é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede na cidade de Pequim, na China, e com membros de todo o mundo, incluindo o Brasil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Verstappen comenta futuro incerto de Colapinto na categoria
Próxima Rússia lança míssil balístico contra prédio residencial na Ucrânia e deixa 11 mortos