Prêmio mais importante da indústria automotiva nacional, o Carro do Ano 2025 chega à sua 58° edição com 10 categorias, sendo sete para veículos e três para motores. Em 2024, o troféu do Carro do Ano Superpremium será disputado entre Audi Q6 e-tron, BMW iX2, Chevrolet Blazer EV, Hyundai Palisade e Mercedes-Benz E 300.
A categoria privilegia veículos com preços entre R$ 400 mil e R$ 600 mil. Além disso, desde o Carro do Ano 2023 não há mais premiação exclusiva para veículos elétricos e híbridos, o que possibilitou a presença de três SUVs elétricos, um utilitário esportivo a combustão de oito lugares e um sedã grande híbrido na mesma categoria. Clique aqui para conferir o regulamento completo.
Veja detalhes de todos os finalistas do Carro do Ano Superpremium 2025:
O Audi Q6 e-tron é o representante da marca alemã na corrida pelo título. Com pré-venda anunciada em setembro, o SUV compacto está disponível em duas versões, que partem de R$ 529.990. Seu conjunto elétrico desenvolve 387 cv de potência e 54,5 kgfm de torque. Já o zero a 100 km/h feito em 5,9 segundos e o modelo pode atingir velocidade máxima de 210 km/h. Segundo o Inmetro, o conjunto de baterias de 100 kWh proporciona 411 km de autonomia com apenas uma carga. Fique ligado, pois no dia 26 de novembro você descobrirá se o Q6 e-tron foi eleito o vencedor da categoria.
Versão elétrica para o SUV cupê X2, o BMW iX2 oferece motor de 230 cv de potência e 50,3 kgfm de torque. Equipado com a quinta geração de baterias da fabricante, de 64,8 kWh, a autonomia é de 337 km, de acordo com o Inmetro. O tempo de recarga em corrente alternada (AC) é de 10 horas, segundo a BMW, mas em cargas maiores o tempo cai para 3h45. Nesse caso, o iX2 leva 5,6 s para ir de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima estabelecida em 180 km/h. O modelo custa R$ 443.950, e é o representante da BMW na corrida pelo bicampeonato, após vencer com o i7 no ano passado.
SUV mais caro da marca no Brasil, o Chevrolet Blazer foi relançado no país após 13 anos em versão única, RS, e preço de R$ 479 mil. O propulsor elétrico instalado no eixo traseiro entrega 347 cv de potência e 44,8 kgfm de torque e pode ir de 0 a 100 km/h em 5,8 s. Nesse cenário, 190 km/h é a velocidade máxima. Suas baterias são de 102 kWh, possibilitando que o SUV consiga rodar até 481 km, fazendo de sua autonomia a segunda maior do Brasil. Será que o representante da marca americana será o grande vencedor? É a primeira vez que a Chevrolet disputa a categoria.
Lançado no Brasil em agosto, o Hyundai Palisade é um SUV grande para oito ocupantes. Sua versão única custa R$ 449.990 e não tem sistema eletrificado. Assim, o modelo oferece motor V6 3.8 a gasolina que desenvolve 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque. Já o câmbio é automático de oito marchas, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8 s e velocidade máxima de 230 km/h. O Inmetro divulgou que seu consumo urbano é de 7,3 km/l, enquanto o rodoviário é de 9,9 km/l. Entre tantos concorrentes eletrificados, será o Carro do Ano Superpremium um modelo a combustão?
Único sedã concorrendo, o Mercedes-Benz E 300 oferece conjunto mecânico híbrido leve, que une motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha a um sistema elétrico de 48 Volts. São 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, além de câmbio automático de nove marchas. A velocidade máxima alcançada pelo modelo de R$ 578.900 é de 250 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em 6,3 s. Em um mercado dominado por utilitários esportivos, será que o E 300 pode surpreender?
Confira também os detalhes dos modelos que concorrem na categoria principal:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews