Conteúdo/ODOC – A vereador Maysa Leão (Republicanos), afirmou que uma chapa 100% feminina para compor a Mesa Diretora na próxima legislatura da Câmara de Vereadores tem gerado desconforto entre vereadores homens.
Essa é a maior bancada feminina eleita na história da Câmara Municipal, com 8 vereadoras eleitas e reeleitas.
A proposta de uma composição feita só por mulheres foi feita pelo prefeito eleito Abilio Brunini (PL), após ter verificado um movimento de oposição para montar uma presidência de oposição ao seu mandato no Legislativo Municipal.
Segundo a vereadora Maysa, que estaria na composição de mulheres, a sugestão não tem sido bem recebida entre os pares.
“O projeto demonstra o desconforto dos homens em relação a essa pauta porque a gente teve chapas 100% masculinas diversas vezes e isso nunca foi manchete de jornal e agora a gente vê todo um desconforto dessa ideia da chapa 100% feminina. Tá na hora dos homens dizerem ‘não queremos uma Mesa 100% feminina’, então vou passar a bola para eles”, afirmou Maysa essa semana
Conforme noticiado pelo Portal O Documento, a vereadora novata Paula Calil (PL), indicada por Abilio para ser a presidente do Legislativo, segue a mesma linha de Maysa ao afirmar que a pauta 100% feminina tem sofrido rejeição. Ela também rebateu críticas de que uma vereadora novata não teria capacidade de articulação.
“Não é só o presidente que vai exercer [na Mesa Diretora]. O importante é que o presidente seja uma pessoa íntegra, que se posicione, que tenha valores e que faça uma gestão compartilhada e técnica. O presidente não está sozinho, ele tem técnicos e orientação. Temos que quebrar esses paradigmas. Por que um novato não tem condições de conversar com os vereadores mais antigos? Tem condições, sim. Acredito muito no trabalho sério, técnico e participativo”, explicou.
Fonte: odocumento