Eddie Jordan, ex-chefe de equipe da F1 e fundador da Jordan Grand Prix, não poupou palavras ao criticar os carros modernos da Fórmula 1, descrevendo-os como “tratores”. Jordan, que esteve à frente de sua equipe de 1991 a 2005, falou abertamente sobre como os carros da F1 evoluíram desde a era dos motores V10 e V8, que dominaram o esporte até 2014, e como as regulamentações atuais, com os motores V6 turbo-híbridos, transformaram a categoria.
No podcast Formula For Success, Jordan fez duras críticas aos carros modernos, mencionando o peso excessivo e a falta de emoção comparada aos carros da sua época. A crítica de Jordan se alinhou com uma sugestão do ex-piloto David Coulthard, que, durante a conversa, sugeriu que a F1 poderia se beneficiar de uma volta aos motores V8 ou V10, que eram mais emocionantes tanto para os pilotos quanto para os fãs.
“Vamos explorar nossas ideias para melhorar a experiência nas corridas, aumentar a competitividade e fortalecer o engajamento dos fãs,” começou Coulthard. “Por exemplo, podemos reintroduzir alguns elementos clássicos que tornaram a F1 verdadeiramente grande, como o som emocionante dos antigos motores V8 e V10. Esses motores potentes não apenas ofereciam desempenho incrível, mas também produziam aquele rugido inesquecível que os fãs adoravam”.
“Então, aqui estão algumas ideias potenciais, e a primeira delas é exatamente essa: trazer de volta os motores V8 ou V10. O benefício, claro, seria o som espetacular, algo que realmente ressoava com os fãs.”
Jordan também comentou sobre os motores antigos. “Meu Deus, quando você estava em uma corrida, e vamos dizer que você estava em Silverstone, e mesmo que não estivesse dentro da grade, mas estivesse fora e na arquibancada, quando a corrida começasse, e aqueles V10, eu posso prometer a você, o chão tremia,” disse.
“Ele realmente se movia embaixo de você, tal era o poder transmitido para o som, para o barulho, para a superfície, ele simplesmente percorria todo o seu corpo. Era sexo sobre rodas. E isso era o automobilismo para mim, e era isso que eu gostava tanto. Estamos sendo muito covardes, com o que está acontecendo agora, seja com as regulamentações, ou seja lá o que for. Será que vamos voltar aos V10s? Provavelmente não”.
“E a segunda coisa, que está casada com isso, que faz toda a diferença, quero dizer, esses carros, e sejamos justos com Lewis [Hamilton], Max [Verstappen] e Lando [Norris] e o trabalho incrível que eles estão fazendo com esses carros, mas eles são tratores. Eles são tratores. Eles têm 1000 quilos, são imensamente pesados”.
“E, na minha opinião, vergonha nas regulamentações, vergonha nos organizadores e vergonha nas pessoas que têm a Fórmula 1 profundamente em suas almas, porque eles permitiram que esse esporte, na minha opinião, chegasse a um ponto do qual talvez nunca se recupere, e eu absolutamente os odeio por isso,” concluiu Jordan.
Coulthard falou sobre as novas regulamentações de 2026, e disse estar “preocupado com a divisão 50/50 entre o motor de combustão interna e o uso de energia elétrica”.
“Mas, é preciso ter a mente aberta,” acrescentou. “Não podemos descartar essas coisas até realmente ver como elas se entregam. Mas eu acho que, certamente, da nossa geração, diríamos que trazer de volta os motores V8 e V10 seria bem-vindo.”
Fonte: f1mania