Carro do Ano 2025: veja os finalistas da categoria até R$ 200 mil


O Carro do Ano da Autoesporte é a premiação mais importante da indústria automotiva brasileira. A 58ª edição do prêmio traz sete categorias para veículos e três de motores. Confira o regulamento da edição 2025 na íntegra.

Acima você pode assistir ao vídeo dos finalistas da categoria Carro do Ano até R$ 200 mil, a mais importante e disputada de toda a premiação, que inclui os modelos BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta, Peugeot 2008 e Renault Kardian.

Alguns fatos interessantes podem ser observados. Primeiro, que este é o Carro do Ano mais francês da história, pois as três fabricantes oriundas do país concorrem na categoria principal (Peugeot, Citroën e Renault). Além disso, nota-se que, somadas, as marcas que concorrem em 2025 conquistaram apenas dois títulos: Hyundai (2013) e BYD (2024). Conheça mais sobre todos os concorrentes abaixo:

O BYD Dolphin Mini entrou na disputa de 2025 para tentar repetir o feito do Dolphin, eleito o Carro do Ano de na edição anterior. Seu motor elétrico dianteiro desenvolve 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de uma marcha. O modelo ainda carrega pacote de baterias de 38 kWh, que geram autonomia de 280 km, segundo o Inmetro. Este conjunto proporciona recarga de 30% a 80% a 40 kW em 30 minutos. Será que o Carro do Ano será elétrico mais uma vez? Fique ligado.

O Citroën Basalt chegou às lojas com a missão de popularizar os SUVs com pegada cupê — papel que seu irmão, o Fiat Fastback, cumpre bem. As versões mais baratas são oferecidas com motor 1.0 aspirado flex de até 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Já as configurações mais caras têm o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de sete marchas. Vale lembrar que a Citroën nunca venceu o Carro do Ano. Chegou o momento de um título inédito?

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O Hyundai Creta é o único concorrente da categoria principal a trazer uma reestilização, e não um conjunto totalmente novo. Além do visual repaginado, o SUV coreano estreou um motor inédito na linha 2025. Começando pelas versões de entrada, o Creta tem o propulsor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Já a Ultimate, que aposentou o antigo 2.0 flex, estreia o 1.6 turbo a gasolina, de 193 cv e 27 kgfm, com câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Resta saber se o SUV repetirá o feito do HB20, o único Hyundai eleito o Carro do Ano, em 2013.

A segunda geração do Peugeot 2008 não chega a ser necessariamente uma novidade. O SUV francês já foi vendido anteriormente no Brasil, mas em versão totalmente elétrica. Agora, chegou a vez do modelo a combustão entrar no páreo, com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas. Achou os números familiares? É porque este conjunto mecânico também equipa o Basalt. Dois concorrentes compartilhando o mesmo motor é algo raro na premiação.

Por fim, fechando a edição mais francesa da história do Carro do Ano, temos o Renault Kardian. O SUV compacto está disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, de seis e sete marchas, respectivamente. Vencer o Carro do Ano 2025 traria um título inédito à prateleira da Renault. Façam suas apostas.

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Fonte: direitonews

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