Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (12) que Elon Musk, dono do X, da Tesla e da SpaceX, e o também empresário Vivek Ramaswamy, que foi pré-candidato à presidência pelo Partido Republicano, vão chefiar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) durante sua gestão, que começa em janeiro.

“Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão caminho para que minha administração desmantele a burocracia governamental, corte regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture as agências federais – [algo] essencial para o movimento ‘Salve a América’”, afirmou Trump numa publicação na rede Truth Social.

O comunicado incluiu um breve comentário de Musk. “Isso enviará ondas de choque pelo sistema e por qualquer pessoa envolvida no desperdício [de recursos] do governo, que é muita gente!”, disse o empresário americano de origem sul-africana.

No comunicado, Trump afirmou que o Doge poderá se tornar “o Projeto Manhattan do nosso tempo” na administração pública – em referência ao programa dos Estados Unidos que nos anos 1940 desenvolveu a bomba atômica.

“Para impulsionar essa mudança drástica, o Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações de fora do governo e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento para impulsionar uma reforma estrutural em larga escala e criar uma abordagem empreendedora para o governo nunca vista antes”, disse o presidente eleito.

“Espero que Elon e Vivek façam mudanças na burocracia federal com um olho na eficiência e, ao mesmo tempo, tornem a vida melhor para todos os americanos. Mais importante, eliminaremos os enormes desperdício e fraude que existem em nossos US$ 6,5 trilhões anuais de gastos governamentais”, acrescentou o republicano.

Trump afirmou que o trabalho do Doge será concluído até 4 de julho de 2026. “Um governo menor, com mais eficiência e menos burocracia, será o presente perfeito para a América no 250º aniversário da Declaração da Independência. Estou confiante de que eles terão sucesso!”, escreveu o presidente eleito.

Musk apoiou Trump durante a campanha presidencial e, num evento no Economic Club de Nova York no início de setembro, o republicano já havia adiantado que o empresário havia aceitado gerir uma comissão de eficiência governamental caso Trump fosse eleito.

O próprio Musk havia sugerido a criação da comissão para aumentar a eficiência dos gastos públicos durante uma entrevista que fez com Trump no X em agosto. Na ocasião, o republicano disse: “Eu adoraria que você fizesse isso. Você é o maior cortador de gastos”, disse, em referência às demissões no X depois que o bilionário comprou a plataforma.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Polícia Civil prende autores de homicídios na região metropolitana; execução de pai e filho está entre os crimes
Próxima Importações de soja pela China podem cair 9,5% neste ano comercial, diz executivo da Cofco