Botelho reúne ministros do STF no seminário “35 anos da Constituição de MT”


Tudo pronto para a solenidade em comemoração aos 35 anos da Constituição de Mato Grosso, promulgada em 5 de outubro de 1989. Evento que será realizado no próximo dia 18, a partir das 8h, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.

Para esse encontro, o deputado Eduardo Botelho, presidente da ALMT, vai reunir os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Objetivo é promover uma análise aprofundada sobre a evolução da Constituição do Estado e os desafios atuais de sua implementação, quando serão abordados temas sobre os direitos fundamentais, a democracia e a sustentabilidade, que permeiam a Constituição de Mato Grosso e suas implicações para o desenvolvimento do Estado.

“Em seus 35 anos, a Carta Magna mato-grossense tem sido um instrumento essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, refletindo as demandas sociais e os desafios do desenvolvimento do estado. Então, será uma ocasião para refletir sobre a importância da Constituição para os mato-grossenses e para o Brasil”, disse Botelho.

Com quatro palestras, participam do encontro deputados estaduais, servidores públicos, acadêmicos e profissionais do direito.

Programação:

8h – Coffee break

9h – Cerimônia de Abertura

10h – Painel: A Constituição do Estado de Mato Grosso/ Presidente do Painel: deputado Eduardo Botelho

Palestra 1: “História e Evolução da Constituição do Estado de Mato Grosso” – Palestrante: Dr. José Esteves de Lacerda Filho, Constituinte Estadual

Palestra 2: “Direitos Fundamentais e o STF: Proteção e Efetividade” – Palestrante: Ministro Gilmar Mendes (STF)

Palestra 3: “O STF e a Crise da Democracia: Reflexões e Respostas” – Palestrante: Ministro Alexandre de Moraes (STF)

Palestra 4: “O STF e a Proteção do Meio Ambiente: Entre a Constituição e a Sustentabilidade” – Palestrante: Ministro Flávio Dino (STF)

CREDENCIAMENTO

Profissionais de imprensa vinculados ou não a veículos de comunicação e que tenham interesse em participar das entrevistas deverão preencher o formulário de credenciamento, e remeter os dados até 18 horas do dia 14 de novembro (quinta-feira). Será permitido inscrever até duas pessoas por veículo de comunicação. Clique aqui para acessar o formulário.

Fonte: odocumento

Anteriores COP29 começa no Azerbaijão com acordo sobre mercado de carbono global
Próxima Irã condena à morte defensora dos direitos das mulheres sob acusação de “rebelião contra o Estado”