O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que já conversou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, três vezes desde o fim das eleições americanas, e que os dois estão em sintonia quanto ao Irã. A declaração foi dada neste domingo (10), em um comunicado em vídeo.
“Falei com Donald Trump três vezes nos últimos dias. As conversas tinham como objetivo fortalecer ainda mais a poderosa aliança entre Israel e os EUA”, disse Netanyahu no comunicado.
Ele acrescentou que concorda com Trump “sobre a ameaça iraniana em todas os seus componentes e o perigo que representa” e “nas grandes oportunidades que Israel tem diante de si na expansão da paz e em outras áreas”.
O primeiro-ministro israelense descreveu as tratativas com o americano como “boas e muito importantes”. No comunicado, ele também abordou o que classificou como ameaças dirigidas a Israel, especificamente o processo na Corte Internacional de Justiça (CIJ), que acusa o país de cometer genocídio em sua ofensiva na Faixa de Gaza.
Também neste domingo, Israel realizou dois ataques com vítimas fatais, na Síria e no Líbano. Na Síria, pelo menos cinco pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas depois que forças israelenses atacaram um bairro ao sul da capital Damasco.
Já no Líbano, um ataque israelense a um casa no assentamento de Almat, na cidade turística de Biblos, deixou pelo menos 23 mortos, incluindo sete crianças.
Fonte: sputniknewsbrasil