Nascido no Peru, Carlos vive há cinco anos no Brasil e trabalha vendendo pratos típicos peruanos em eventos culturais na cidade. Ele relatou as dificuldades e conquistas de sua adaptação ao país. Segundo ele, graças à presença de alguns familiares no Brasil, além da recepção de brasileiros, ele tem conseguido se adaptar.
“É a terceira vez que venho para cá. A primeira foi em 2001, mas fiquei pouco tempo. Voltei outras vezes e agora decidi ficar por mais tempo,” disse.
© Sputnik / Guilherme CorreiaO festival “Comidas de Mi Tierra América Latina & Caribe” reúne a cultura de 15 países da América Latina e Caribe em São Paulo. Brasil, 9 de novembro de 2024
O festival “Comidas de Mi Tierra América Latina & Caribe” reúne a cultura de 15 países da América Latina e Caribe em São Paulo. Brasil, 9 de novembro de 2024
© Sputnik / Guilherme Correia
São Paulo é uma cidade conhecida por reunir imigrantes de diversos locais do mundo, sobretudo do Brasil e da América do Sul.
Gutierrez conta que a adaptação foi facilitada pela presença de seus irmãos, que já moram no Brasil há 20 anos e trabalham com gastronomia peruana em eventos. “No começo, foi um pouco difícil, mas fui aprendendo o idioma aos poucos, com ajuda dos meus irmãos e do próprio povo brasileiro.”
No festival, que reúne a cultura de 15 países da América Latina e Caribe, Carlos administra uma barraca que oferece pratos como ceviche, arroz verde com coentro, tamales e outras especialidades peruanas. “A gente mostra nosso prato-bandeira, também tem burritos e outras gastronomias misturadas com outros países, mas a maioria é comida peruana. Participamos de todos os eventos que São Paulo promove.”
🇵🇪🇧🇷 Imigrante peruano relata vida no Brasil durante evento de cultura latino-americana em SP
Carlos Gutierrez, de 42 anos, relatou neste sábado (9) à Sputnik Brasil parte de como tem sido sua vida morando há cinco anos em território brasileiro.
Durante o festival “Comidas de… pic.twitter.com/28zyIFTQtg
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 9, 2024
Além deste, ele e sua família já participaram de festivais como o Dia dos Mortos e o Dia do Morango no Memorial da América Latina. A expectativa para o evento, disse, era positiva, com esperança de que o tempo colaborasse. “A expectativa é boa, tomara que não chova.”
Festival em SP
Organizado pelo canal Cola em Sampa, o evento tem 58 barracas de comida. Vários dos que trabalham no local vieram de outros países. Há pratos típicos da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Bahamas, Equador, Peru, Porto Rico, Jamaica, México, Uruguai, Venezuela e Trinidad e Tobago.
A programação vai até domingo (10) e também oferece shows de música. Chefs de várias regiões do Brasil também marcam presença, como Goiás, Minas Gerais, Bahia, dentre outros.
Fonte: sputniknewsbrasil