A Volkswagen, enfim, revelou o nome do seu novo SUV compacto de entrada. O Tera chega em 2025, e a expectativa é de que custe entre R$ 110 mil e R$ 140 mil, justamente para brigar na faixa onde hoje estão Fiat Pulse e Renault Kardian.
Para ficar neste preço, a Volkswagen usou uma velha tática da indústria: a de aproveitar o possível de um outro projeto. No caso do Tera, o Nivus, que fica em uma faixa superior de preço, emprestou uma série de itens que ajudaram a baratear o novo SUV.
A Autoesporte antecipou cinco destes itens que estão no Nivus e no Tera ao mesmo tempo. Confira:
Para entrar no novo padrão visual da marca, o SUV precisava de faróis finos – e eles já estavam prontos, no novo Nivus. O formato das peças é o mesmo, mostrando que a estrutura será compartilhada. No entanto, algumas diferenças são vistas, como a DRL bipartida no Tera, sendo que no Nivus temos linha contínua.
Como a nova grade da Volkswagen é alinhada ao farol, nada mais fácil do que aproveitar a usada no Nivus, já que os dois carros dividem o conjunto luminoso. Mais estreita, ela acomoda o logotipo da Volkswagen no centro. O Tera, porém, não vai ter o filete iluminado.
O motor 1.0 TSI 200 estará nas versões mais caras do Volkswagen Tera. Nesta configuração, o 1.0 turbo de três cilindros flex rende 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. As opções mais simples terão o ajuste mais manso, TSI 170 de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
Conhecido como SUV A0 até sabermos o nome dele, o Tera levava esse apelido por ser feito sobre a mesma plataforma MQB A0 utilizada pelo Polo e pelo Nivus. A base modular mantém até a mesma distância entre-eixos de 2,57 metros da dupla.
O interior do Terá será o mais distinto entre os modelos Volkswagen que temos aqui no Brasil – afinal, traz itens do Skoda Fabia europeu. Mesmo assim, alguns itens serão comuns ao Nivus, e o principal deles é a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas usada na versão Comfortline do SUV compacto.
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Fonte: direitonews