O GP de São Paulo foi um final de semana chuvoso. Com a qualificação cancelada no sábado devido às condições climáticas, na manhã de domingo, após diversas bandeiras vermelhas, Lando Norris fez a pole position para somar ao que parecia ser o seu grande prêmio perfeito. No entanto, na corrida, o piloto perdeu a liderança na largada e, mesmo tendo a chance, não a recuperou mais. Um dos motivos parece ter sido a estratégia da McLaren, mas Andrea Stella tem confiança de que a equipe tomou as melhores decisões.
Antes da bandeira vermelha ser acionada após o incidente de Franco Colapinto, a equipe chamou Norris para os boxes para trocar os pneus, no entanto, isso parece ter contribuído para que o piloto não conseguisse uma posição melhor na corrida.
“Lando já estava dizendo que precisávamos de um novo conjunto de pneus. A chuva estava aumentando e havia um safety car virtual. Acho que essas eram as condições perfeitas para realmente parar, porque você quer colocar seu carro nos melhores pneus para um próximo trecho com mais chuva,” explicou Stella. “Você quer terminar a corrida porque não quer aquaplanar com pneus que estão relativamente desgastados. E você tem um safety car virtual, o que significa que você vai executar essa parada no menor tempo possível. Então, para nós, essa foi, para ser honesto, uma decisão muito sensata”, disse o chefe de equipe da McLaren.
Após a corrida, Norris comentou que a vitória de Max Verstappen teria sido por “sorte”, mesmo após fazer uma corrida de recuperação saindo de P17. Stella comenta: “Quando você está atrás, vê aqueles à sua frente que pararam. Você pode ver uma oportunidade de assumir a liderança ficando fora, mas você precisa contar com uma bandeira vermelha”.
“Caso contrário, seria difícil quando reiniciássemos após o safety car virtual com aqueles carros em pneus antigos,” acrescentou ele.
Fonte: f1mania