Novembro Azul: Colaboradores da AMM participam de palestra sobre prevenção do câncer de próstata


Crédito: Divulgação AMM

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para conscientizar seus colaboradores sobre os riscos da doença e as formas de prevenção, a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e a Associação de Gestão e Programas (Agap) promoveram, nesta segunda-feira (4), uma palestra alusiva à campanha Novembro Azul, que alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina e prevenção do câncer.

O evento, realizado no auditório da AMM, contou com a presença da médica oncologista Inês Carlini, que abordou os fatores de risco, sintomas e a importância de adotar hábitos saudáveis para preservar a saúde física e mental. Segundo a especialista, uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos, sono reparador e higiene mental são essenciais para a prevenção da doença.

Conforme a médica, entre as principais causas da doença estão a má alimentação, tabagismo, bebidas alcoólicas, sedentarismo, fatores genéticos, entre outros. A oncologista orientou sobre a importância das boas práticas diárias e alertou que o stress vai despontar como o principal fator de risco para o câncer. “O stress é tão grave que faz com que o nosso corpo libere hormônios que provocam o crescimento de células malignas no organismo”, explicou.

A profissional ressaltou a importância de uma boa alimentação, exercício físico como musculação ou pilates, sono reparador e uma constante higiene mental. “Uma vida mais leve é fundamental para manter a  saúde e o equilíbrio”, ponderou, acrescentando que o acolhimento ao paciente também se revela uma medida altamente eficaz para o tratamento. “A pessoa acolhida tem  chance de sobrevivência de mais de 80%”, pontuou.

A oncologista afirmou que entre exames para investigar o câncer de próstata estão o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal, que já pode ser feito a partir dos  40 anos. Ela  também advertiu sobre o risco do câncer de mama nos homens. Embora seja raro, representando 1% do total de casos, é preciso uma atenção especial aos sinais que podem indicar a incidência desse tipo de tumor.

A palestra integrou as atividades da AMM para a promoção de saúde e segurança do trabalhador. Periodicamente a instituição realiza eventos de integração e sensibilização  com a participação dos colaboradores. Além de contribuir com  a socialização da equipe, as ações também fomentam a reflexão, atividades colaborativas e autocuidado.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Veja os carros usados mais vendidos do Brasil em outubro de 2024
Próxima Quincy Jones, lendário produtor musical, morre aos 91 anos