O futuro piloto da McLaren, Oscar Piastri, já escolheu o número com o qual vai correr na Fórmula 1 a partir de 2023. Será o número 81. No podcast ‘In The Fast Lane’, Piastri explicou por que escolheu esse número.
Desde 2014, os pilotos da Fórmula 1 podem escolher seu número de corrida, obviamente desde que ainda não esteja sendo usado por outro piloto na categoria. O número permanece fixo, a menos que o piloto se torne campeão, pois nesse caso, o campeão pode optar por utilizar o número 1 no ano seguinte.
Como Piastri fará sua estreia no ano que vem, ele também teve que escolher seu número. O australiano escolheu o número 81, número com o qual já tem bastante história. No podcast, ele explicou: “81 era o número que eu usava no Kart. Quando eu tive que escolher um número naquela época, a loja em que eu estava só tinha o número 1 disponível. Eu escolhi o número 11, mas outra pessoa já usava o número 11 então eu mudei para 81, e esse número ficou comigo desde então.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Porém, Piastri teve que abandonar o número 81 quando correu na Fórmula 3 e na Fórmula 2, pois lá os números são entregues às equipes com base na classificação final do ano anterior. Então agora ele pôde escolher seu próprio número novamente, e optou pelo seu velho e familiar 81. Esse número de corrida só foi usado duas vezes antes na Fórmula 1. Em 1951, Maurice Trintignant o usou no GP da Alemanha e, em 1957, Tony Benadies correu com o número 81 nas 500 Milhas de Indianápolis, que naquela época ainda fazia parte da temporada de Fórmula 1.