Plantio de soja em MT atinge 79,56% da área e supera índice da média histórica, diz Imea


SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja em Mato Grosso atingiu 79,56% da área total estimada na safra 2024/25 até esta sexta-feira, aumento de 23,83 pontos percentuais em relação à semana anterior, à medida que o tempo mais úmido permitiu uma aceleração dos trabalhos na parte final de outubro, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Após um início lento por conta da demora na regularização das chuvas, o plantio de soja no principal Estado produtor do Brasil ainda segue atrasado ante o mesmo período do ano passado (83,32%).

Mas ritmo da safra atual já supera por pouco a média histórica para a época (79,11%), segundo dados do Imea, após fortes avanços no plantio nas últimas duas semanas.

“Com o retorno das chuvas mais generalizadas e em bons volumes, as perspectivas para a safra de soja estão positivas, com o produtor recuperando os atrasos iniciais no plantio”, disse nesta sexta-feira a especialista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi, em nota da consultoria, que elevou a projeção de safra do Brasil para um recorde de 166 milhões de toneladas.

No segundo e terceiro Estados produtores do Brasil (Rio Grande do Sul e Paraná), o plantio também avançou, segundo órgãos estaduais.

No Rio Grande do Sul, o plantio teve “intensificação” na última semana, expandindo-se de 3% para 10% da área projetada, segundo a Emater. O trabalho está avançado em relação ao ritmo do ano passado (3%), mas atrasado na comparação com a média histórica (16%).

“A evolução se deu especialmente nas grandes propriedades e em áreas onde não há trigo para colher nem arroz para semear. As lavouras semeadas demonstram emergência rápida e uniforme”, disse a Emater, citando estande “satisfatório” das plantas.

Já no Paraná o plantio havia avançado até o início desta semana para 74% da área projetada, contra 69% no mesmo período do ano passado, e também está adiantado em relação aos últimos anos, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

(Por Roberto Samora)

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Brasil cita surpresa com tom ofensivo de post da Venezuela e critica opção por ataques pessoais
Próxima Reis da Espanha são recebidos com protestos e lama em visita a região devastada