“Durante uma operação especial baseada em inteligência em território sírio que ocorreu nos últimos meses, soldados da unidade Egoz, juntamente com interrogadores de campo da Unidade 504, liderada pela 210ª Divisão, detiveram um agente da rede iraniana na Síria”, disseram as FDI em uma publicação no Telegram.
A declaração observou que o sírio, chamado Ali Suleiman al-Assi, vivia na área da vila de Saida, no sul da Síria, e supostamente estava envolvido na coleta de informações sobre as tropas das FDI na área da fronteira.
A captura teria ocorrido além da área desmilitarizada que existe entre os dois países, resultado da guerra Árabe-Israelense de 1948.
Após ser levado a Israel para questionamentos, as FDI divulgaram um vídeo do interrogatório de al-Assi. Nele, o capturado afirma apenas ter sido contactado por um homem “afiliado à inteligência militar” — supostamente iraniana —, e pedido para observar a movimentação na fronteira.
“Uma vez disse a ele que um tanque passou por aqui ontem neste horário, que uma patrulha passou em um horário específico. Esse tipo de coisa.”
Fonte: sputniknewsbrasil