Cazaquistão espera resolver a tensão comercial agrícola com a Rússia dentro de uma semana


ASTANA, 31 de outubro (Reuters) – O ministro da Agricultura do Cazaquistão, Aidarbek Saparov, disse na quinta-feira que espera que os problemas com as restrições russas à importação de grãos e outros produtos agrícolas do Cazaquistão sejam resolvidos dentro de uma semana.

Saparov, falando após conversas com o órgão de segurança agrícola da Rússia, disse que um de seus representantes partiu para Moscou, onde as negociações continuarão.

A tensão comercial entre os vizinhos levantou preocupações porque o Cazaquistão, cuja principal exportação é o petróleo, depende do trânsito pela Rússia para vendê-lo nos mercados ocidentais.

As autoridades russas disseram esta semana que receberam reclamações de empresas nacionais de que o Cazaquistão estava emitindo certificados fitossanitários em seus nomes, apesar das empresas não terem feito tais solicitações.

O Cazaquistão proibiu as importações de trigo da Rússia – e de todos os outros países – em agosto, dizendo que precisava proteger o mercado interno.

Reportagem de Tamara Vaal; Redação de Olzhas Auyezov; Edição de Christopher Cushing e Clarence Fernandez

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores CCJ aprova projeto que permite porte de armas para servidores da Funai, Ibama e ICMBio
Próxima Desemprego no Brasil cai para 6,4%, mas agropecuária registra queda no número de trabalhadores, aponta IBGE