‘Uma das missões do G20 é impulsionar o multilateralismo em saúde’, diz ministra (VÍDEO)


No discurso de abertura, a ministra Nísia Trindade destacou a necessidade de combater a desinformação em temas relacionados à saúde.

“É hora de também lidarmos com a desinformação, atuando de maneira efetiva para garantir informação de qualidade em processos que nos permitam avançar.”

Ela sublinhou que o mundo atravessa “um tempo de muitos conflitos armados que seguem em espiral de expansão“.
“Por isso, é muito importante nesses tempos dizer que a saúde é um pilar necessário à cooperação internacional, que deveria ser sempre preservada, e que a saúde também é uma forma de cooperação que pode servir de ponte para a paz”, disse a ministra.
A ministra acrescentou que uma das principais missões do G20 será “impulsionar o multilateralismo em saúde”, formulando “iniciativas concretas e viáveis de cooperação”.
O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira destacou que a redução das desigualdades, em todas as suas formas, é uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Na pandemia de COVID-19, ficaram evidentes as disparidades de meios para prevenir e combater emergências sanitárias. Os obstáculos ao acesso a vacinas e medicamentos mostraram uma das faces mais perversas da desigualdade”, enfatizou o ministro.

No final da tarde, Nísia concedeu uma coletiva ao lado de Aaron Motsoaledi, ministro da saúde da África do Sul, país que assume a presidência do G20 em 2025.
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2024

Motsoaledi afirmou que a África do Sul dará continuidade ao trabalho iniciado pelo Brasil.
“Levaremos adiante alguns dos pontos críticos que surgiram ao longo da presidência brasileira [do G20], como prevenção, preparação e resposta a pandemias, levando em conta as ameaças provocadas pelas mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, garantindo uma justiça resiliente”, afirmou.
A ministra Nísia Trindade destacou a formação de uma coalizão regional para a produção de insumos de saúde.
A coalizão vai reunir todos os 20 países-membros do G20, mas a ideia é expandir essa proposta também para outros países”, disse.
Ela acrescentou que “a coalizão vai ocorrer em bases voluntárias” e que “o financiamento ocorrerá a partir de projetos”. A cúpula do G20 ocorre entre os dias 18 e 19 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Desenterram no México 3 murais maias representando serpentes e criaturas mitológicas (VÍDEO)
Próxima Novo Júri de Paulo Cupertino Agendado em Caso de Assassinato de Ator e Seus Pais