Preços mais acessíveis e melhores condições de financiamento. Essas são algumas das razões pelas quais os carros usados e seminovos têm se tornado tão atraentes. Afinal, são a melhor opção para quem busca custo benefício na hora de comprar um veículo. Pensando nisso, o grupo OLX, em parceria com a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), divulga quais foram os carros seminovos mais procurados e vendidos do Brasil.
Antes, eis uma breve explicação sobre como funciona a análise das plataformas. Trata-se do chamado Índice de Veículos Usados (IVU), que separa os modelos por tipo de carroceria, marcas, modelos e faixas de idade. Depois, o cálculo para compor o resultado corresponde à média entre o indicador de demanda da OLX com o indicador de venda da Fenauto.
Fato é que os indicadores são afetados pela competição nas categorias. Portanto, quando há muita oferta, mas vendas baixas, os indicadores de desempenho tendem a ser baixos. Por outro lado, quando se destacam muito, apresentam números maiores. As pontuações vão de 0 a 100 pontos.
A lista foi dividida em três categorias: hatches, sedãs e SUVs. Também é preciso considerar que os veículos listados são de zero a três anos de uso, considerados seminovos pela Fenauto. Confira abaixo:
O primeiríssimo lugar da lista de hatches com até três anos de uso é ocupado pelo Hyundai HB20, que garantiu 75,5 pontos no Índice de Veículos Usados (IVU). Abaixo na lista, temos o Chevrolet Onix, com 67,2 pontos, seguido do Fiat Argo, que registra 55,8 pontos.
Confira a lista completa:
Já na categoria dos sedãs seminovos, o Toyota Corolla dispara no topo da lista com seus 81,1 pontos (quase o dobro do segundo lugar). Dessa forma, o Volkswagen Voyage pontua 44,9, com o terceiro lugar sendo ocupado pelo Volkswagen Virtus, com 40,6 pontos. Veja abaixo:
Por último, entre os SUVs (categoria que mais vende no país), os três primeiros colocados no ranking são Jeep Compass, com 73,7 pontos; Volkswagen Nivus, com 68,1 pontos; e o Volkswagen T-Cross, 64,7 pontos, respectivamente. Veja a lista completa:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews