Polícia Federal faz operação contra filiação de Lula ao PL


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Infiliatio, com o objetivo de investigar a inserção de dados falsos no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ação apura a filiação indevida do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Partido Liberal (PL), registrada em julho de 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A investigação teve início após o TSE apresentar uma notícia-crime ao detectar a filiação de Lula ao PL sem seu consentimento. Conforme o avanço das apurações, foi descartada uma invasão direta ao sistema FILIA.

Em vez disso, identificou-se uma fraude no pedido de filiação, que incluiu dados falsos em nome do presidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esse pedido foi submetido ao TSE após passar por uma etapa de moderação de um funcionário do Partido Liberal, cuja atuação também é alvo das investigações.

Conforme a análise da PF, a fraude teve início já na fase de preenchimento do formulário digital de filiação no site do partido. No processo, foram registrados dados pessoais, políticos, selfie, documentos, endereço, e dados de contato como telefone e e-mail, além de termos de confirmação e uso, visando formalizar o pedido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O procedimento de filiação partidária é regulamentado pela Resolução nº 23.596 do TSE, que orienta a forma de envio dos dados de filiados à Justiça Eleitoral.

Os envolvidos podem ser indiciados por crimes como invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A investigação prossegue para identificar outras possíveis fraudes e os motivos dos responsáveis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Cúpula do BRICS na Rússia ajuda a estabilizar a situação internacional, afirma MRE chinês
Próxima F1: Infecção intestinal tira Alonso de atividades de mídia em Interlagos